Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 4 de maio de 2018

Relógios & Canetas online - cinco anos na liderança


Já está disponível aqui, aqui ou aqui o Relógios & Canetas online de Maio, a maior plataforma digital do seu género em língua portuguesa. Com total independência editorial, são 180 páginas dedicadas à Relojoaria, Instrumentos de Escrita, Jóias e outros objectos de luxo.

Com 21 anos de offline, comemorámos 5 anos de online num almoço no Tivoli Avenida, no Reestaurante Terraço.


Foi em Março de 2012 que, timidamente, e com 54 páginas, avançou a edição mensal digital do Anuário Relógios & Canetas. Desde sempre gratuita, foi a primeira vez que, em língua portuguesa, passou a haver uma publicação mensal online deste género. Passados cinco anos, continuamos a ser únicos no mundo. E, todos os meses, lançamos agora edições com quase 200 páginas, dedicadas à Alta Relojoaria, Instrumentos de Escrita, Jóias e outros Objectos de Luxo.

Totalmente independentes do ponto de vista editorial, sem quaisquer ligações à compra ou venda dos objectos que jornalisticamente abordamos, mantemos a liderança no off e online e somos a referência, em Portugal ou no estrangeiro.

Para comemorar os primeiros 5 anos da edição mensal digital, juntámos clientes e amigos num almoço. No restaurante Terraço Rui Paula, no último andar do Hotel Tivoli Avenida, em Lisboa.
Ali foram divulgados os números mais recentes sobre a presença da marca Anuário nas redes sociais.


Aos presentes, foram recordados alguns dados:

Atingindo um universo potencial de 250 milhões de falantes em língua portuguesa, a 6ª mais falada no mundo, o Anuário Relógios & Canetas produz todos os anos uma edição em papel (com as suas 300 páginas, considerada a “bíblia” do sector, objecto de colecção e perene por natureza).

Desde 2013 que o Anuário Relógios e Canetas mantém uma edição digital mensal da revista bem como um website de suporte. Mas a revista tem também criado outros assets digitais, nomeadamente através das redes sociais, apps para aplicações móveis e até parcerias – como é o caso da TAP – para acesso directo às edições digitais da revista.

Site

Em 2016, fruto do crescimento e popularidade desta edição, complementar à edição anual em papel, o Anuário Relógios e Canetas decidiu reestruturar e optimizar totalmente os seus assets digitais sob o nome anuariorelogiosecanetas. Desde Dezembro de 2016, coincidindo com a edição em papel do Anuário que assinala o 20.º ano da sua publicação, há um novo website, em www.anuariorelogiosecanetas.pt. Mais dinâmico, mais apelativo e com mais informação (incluindo directório de marcas e distribuidores bem como as “Horas do Mundo” nos diferentes fusos horários), este novo website tem agora um endereço (URL) cujo branding é coerente com a marca e cujos pontos de interesse garantem visitas recorrentes por parte dos interessados.

Actualizado todos os meses com conteúdos da edição digital corrente e incluindo o repositório completo de todas as edições digitais bem como a última edição em papel (do ano anterior ao ano corrente) em PDF, este website tem sido melhorado ao longo de 2018 com mais notícias e conteúdos dinâmicos. Pageviews totais em Fevereiro de 2018: 101.782. Visitas únicas no mesmo período: 32.497

Facebook

A Página do Anuário no Facebook registava no final de Abril 18.487 seguidores. Estes números – juntamente com um elevado rácio de visualizações, reach e engagement por parte dos nossos fãs – colocaram o Anuário Relógios & Canetas, e numa posição destacada, no topo das publicações portuguesas sobre relojoaria e luxo com presença nesta rede social.

Instagram

No Instagram, eramos seguidos no final de Abril por 1.077 pessoas. Os posts do Instagram são igualmente partilhados na página do Facebook. Criada no final de 2016, a página começa agora a ganhar tracção.

ISSUU

O ISSUU é a plataforma de publicação digital que o Anuário Relógios & Canetas usa desde sempre para publicar electronicamente as suas edições mensais. Ao contrário das apps dedicadas para cada plataforma, e que tendem a limitar as escolhas dos utilizadores, a plataforma ISSUU está disponível a partir de qualquer equipamento e para todas as plataformas e sistemas operativos, oferecendo sempre a melhor visualização independentemente do tamanho do ecrã usado. Entre 1 de Julho de 2016 e 28 de Janeiro de 2018 houve: Impressões (número de vezes que a primeira página de uma publicação foi visualizada): 383.132. Leituras: 14.436. Tempo médio de leitura por edição: 8 a 13 minutos

TAP

Desde Abril de 2016 que o Anuário Relógios & Canetas tem uma parceria com a TAP no sentido de disponibilizar as suas edições digitais mensais no Quiosque Digital da transportadora aérea. Este “quiosque portátil” permite aos viajantes fazer o download da(s) sua(s) publicação(ões) favorita(s) antes de embarcar, para uma leitura mais cómoda durante o voo. Entre Abril de 2016 e Dezembro de 2017, o Anuário Relógios & Canetas foi descarregado um total de 4.949 vezes.

App Store

A edição mensal online do Anuário Relógios & Canetas está igualmente disponível para o universo Apple, através de descarregamento na App Store.

Sem comentários: