Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 22 de maio de 2016

Com os relógios Certina e a vitória de Kris Meeke no Rally de Portugal


Estivemos por estes dias na 50ª edição do Vodafone Rally de Portugal, a convite dos relógios Certina, que são cronometrista oficial das provas do WRC, Campeonato do Mundo da modalidade. E a Certina foi vencedora - além de timekeeper das provas, a marca suíça patrocina a Citroën Abu Dhabi Total World Rally Team. O seu principal piloto, o norte-irlandês Kris Meeke, foi o vencedor do Rally de Portugal, ao volante de um DS3 de 1,6 litros.

Trata-se do primeiro triunfo de Meeke em Portugal e a segunda vitória do piloto britânico no WCR (a primeiram foi na Argentina, no ano passado).

O Rally de Portugal foi a quinta prova do Campeonato do Mundo. O Norueguês Andreas MIkkelsen (em Wolkswagen Polo R), foi segundo e o seu companheiro de equipa, o francês Sébastien Ogier, terceiro. Esta classificação permitiu a Ogier consolidar a liderança do Campeonato. A próxima prova é o Rally da Sardenha.



O CEO da Certina, Adrian Bosshard (na foto em baixo, à esquerda), marcou presença no Rally de Portugal. Estivemos com ele ao longo de dois dias de provas - primeiro na classificativa de Lousada, depois na de Caminha.

A Certina foi fundada em 1888 por dois irmãos - Adolf e Alfred Kurth. Pertenceu depois ao consórcio ASUAG (fabrico de calibres) que estaria na origem daquele que viria a ser o maior grupo de relojoaria do mundo, o Swatch Group. A marca "mantém-se fiel à sua história de mais de 128 anos - assegurar a produção de relógios fiáveis, resistentes, de valor seguro, ao preço mais acessível", diz-nos este antigo piloto de motos. "Continuamos a produzir relógios atraentes, sobrtetudo de aspecto desportivo, e mais virados para o público masculino".

Quanto a produzir relógios conectados, os chamados smart watches, Bosshard adianta: "Não está no nosso espírito. Os smart watches são gadgets, de vida muito curta, e um relógio Certina é o contrário disso - um objecto que não perde valor com o tempo e que é feito para durar..."

Em cima, uma das novidades apresentadas pela Certina este ano na Baselworld - um cronógrafo de quartzo, com função flyback.

A Certina, que foi a primeira marca a apresentar, em 1936, relógios mecânicos de leitura digital, é sobretudo conhecida pelo conceito DS - Double Security. Em 1959, a marca lança no mercado relógios em que o calibre estava suspenso numa segunda caixa interior. Nessa época, os Certina bateram vários recordes de estanquicidade e fizeram parte de uma expedição aos Himalaias, resistindo a mudanças de pressão e de temperatura extremas.



Em cima, aspecto do Peão, no circuito fechado de Lousada. Em baixo, outra versão do Certina DS cronógrafo flyback de quartzo.



Em cima, um Certina DS, de primeira geração, automático, que levámos para o Rally de Portugal. Com mais de meio século, mantém.se a funcionar na perfeição. E com uma estética que sobrevive às modas.


Outras novidades para 2016 da Certina. Cronógrafos de quartzo. Em cima, um DS Furious. Em baixo, um DS Podium Chrono.












Para senhora, os Certina DS Podium Lady, também com calibres de quartzo.




Em cima e em baixo, numa linha mais clássica, os Certina DS 2.



Nas imagens seguintes, portefólio da classificativa de Lousada






































Numa manhã cheia de sol, decorreu a Classificativa de Caminha. Portefólio dessa etapa do Rally de Portugal.



















Adrian Bosshard coloca imagens do Rally de Portugal nas redes sociais.


Presença feminina. A comitiva Certina, em pose...




















Em baixo, imagens promocionais da Certina, patrocinadora da Citroën Abu Dhabi Total World Rally Team.






A comitiva Certina, com os seus convidados, nomeadamente o jornalista austríaco especializado em Relojoaria, Aexander Linz (na primeira fila, à esquerda). A marca suíça é distribuída em Portugal pela Tempus Internacional.

Sem comentários: