Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 6 de julho de 2014

No Cantão de Schwyz, para o lançamento do I.N.O.X., da Victorinox - o relógio mais resistente do mundo


Andámos por estes dias no cantão de Schwyz, no centro da Confederação Helvética e bastião histórico do país a que viria a dar o nome - Suíça. As nossas andanças pela região foram motivadas pela apresentação internacional daquele que se pode considerar o relógio mais resistente do mundo - o Vicotinox Swiss Army I.N.O.X.


A Victorinox, encarada como instituição nacional devido ao produto mais famoso que fabrica - o canivete suíço - está a comemorar 130 anos de existência e 25 anos de entrada no ramo da relojoaria. Para assinalar este duplo aniversário, levou três anos a desenvolver o I.N.O.X., um objecto cujas características quer que sejam a tradução dos valores com que tem vivido desde o início da companhia - autenticidade, força, qualidade, especialidade e design suíços.


A nossa viagem começou em Brunnen, nas margens do Lago dos Quatro Cantões ou Lago Lucerna. Num dia de trovoada e chuva.







Carl Elsener e Alexander Bennouna no encontro com os jornalistas

O primeiro contacto com o I.N.O.X. deu-se na sede da Victorinox, em Ibach, a poucos quilómetros de Brunnen. Foi ali que, em 1884, Karl Elsener funda a empresa de cutelaria que iria tornar-se famosa mundialmente, começando por produzir um canivete para o Exército Suíço. Hoje em dia, a empresa pertence a uma fundação, criada pela família Elsener, para garantir a independência.

O bisneto do fundador, Carl Elsener, e o responsável pelo departamento de Relojoaria, Alexander Bennouna, explicaram aos jornalistas vindos de todo o mundo o conceito e a forma do relógio que consideram único no mercado e que apontam como o mais resistente alguma vez produzido - levando ainda mais longe a fama dos produtos Victorinox, que se intitulam "companheiros para a vida".


Desde logo, o nome - I.N.O.X. - deriva do termo francês para aço inoxidável, material que a Victorinox adoptou mais de 50 anos antes de ele se tornar a norma na indústria relojoeira suíça e fazendo a ponte entre a indústria de cutelaria, base da empresa, e a divisão que iniciou há um quarto de século.

"Queríamos celebrar os 130 anos de vida e os 25 no mundo dos relógios com um objecto excepcional e o I.N.O.X foi a resposta que achámos", diz Carl Elsener. "Concebido para suportar condições extremas, o relógio passou uma bateria inédita de 130 testes de resistência".



"O número 130 não foi escolhido ao acaso", sublinha Bennouna. "Para além dos testes padrão usados na indústria relojoeira suíça, foram criados uma série de outros, completamente inéditos, explicitamente para o I.N.O.X., e que revelam a paixão da Victorinox em ultrapassar fronteiras e impor-se novas regras de resistência".

Para conseguir chegar ao produto final, a Victorinix usou 421 protótipos, durante um período de seis meses. "Na mente da equipa que desenvolveu o novo relógio estava uma singela pergunta - o que é necessário para um relógio Swiss Made se poder tornar num relógio Victorinox Swiss Army?", recorda Bennouna.



Ao fundo, a vivenda da família Elsener, onde há quatro gerações foi fundada a Victorinox, em Ibach



O I.N.O.X. vem munido de uma luneta protectora, de borracha, que pode ser facilmente colocada ou removida. "Dizemos que o relógio é à prova de choque, não à prova de risco", sublinha Bennouna. "Mas, com esta protecção suplementar, pode dizer-se que o I.N.O.X. está preparado para resistir... a tudo".

Não será exagero, a afirmação, já que o I.N.O.X. pode resistir a uma compressão de 8 toneladas numa prensa hidráulica; ou à passagem de um camião militar de 25 toneladas, seguido das lagartas de um tanque de 64 toneladas... ou ainda de ficar indiferente a temperaturas que vão dos -57 aos +71 graus Celsius. Esta última característica corresponde à norma estabelecida pelo exército norte-americano para o fabrico de mísseis balísticos!





"Nada comparável existe no mundo da relojoaria", sublinha Bennouna. "O aço da caixa resiste a ataques de todo o tipo, desde a corrosão de materiais químicos como combustíveis, óleos, sorventes, produtos de limpeza, insecticidas até a soluções com ácidos sulfúrico ou nítrico".

Todas estas normas de resistência tiveram mais uma vez inspiração no exército norte-americano.

Além disso, o I.N.O.X. resiste a uma queda de 10 metros (o equivalente a uma queda de um terceiro andar, com uma velocidade de impacto de 50 kmh);  pode estar exposto a uma chama à distãncia de 5 mm, e durante mais de um minuto (o que corresponde a uma temperatura de + 1.200 graus Celsius); continua a trabalhar ininterruptamente mesmo que encerrado num cubo de gelo durante 168 horas; resiste a altitudes estratosféricas de 21.300 metros (o dobro do voo normal dos aviões comerciais).


Ao fim da tarde, o regresso a Ibach, para o jantar de gala pelos 130 anos da Victorinox





Uma demonstração de corno dos alpes e de lançamento da bandeira deu as boas-vindas aos convidados. Depois, a actuação de um grupo de rock electrónico serviu de pano de fundo para um jantar buffet com especialidades suíças.







No dia seguinte, o sol banhou as águas do Lago dos Quatro Cantões, como se prova por esta vista a partir do Seehotel Waldstätterhof, onde pernoitámos, em Brunnen.




Um portefólio de Brunnen, com os seus canais e fontes públicas 



















A viagem tinha começado no aeroporto de Zurique, com ligação por autocarro até Brunnen / Ibach. No último dia, uma viagem de barco, desde Brunnen até Lucerna. Daí, autocarro até Zurique e... avião para Lisboa.









A célebre Kapellbrücke, ponte de madeira, em Lucerna



Mas finalizemos a reportagem com mais pormenores sobre este I.N.O.X.: consegue ficar indiferente a um ciclo de máquina de lavar, a 90 graus.

Tem caixa de 43 mm, com o aço a ser reforçado pela forma hexagonal da luneta. Está disponível em três cores - mostrador preto, verde khaki ou azul navy.

A luneta protectora (bumper) é de silicone e nylon. a pulseira é de borracha.

"Todos os 130 testes foram feitos sem o bumper, a Victorinox não tem nada a esconder ou a temer", afirma Carl Elsener. "Fizemos um relógio que, à semelhança do famoso canivete suíço, será um companheiro para a vida, em todas as circunstâncias, por mais duras que sejam".

Estanque até 200 metros, tem vidro de safira, à prova de risco e com tratamento anti-reflexo. Fundo de enroscar. Ponteiros e índices de material luminescente. Data às 4:30. Calibre de quartzo, suíço (Ronda 715).

O I.N.O.X. está disponível a partir de Setembro. O preço, ainda não estabelecido para Portugal, ronda os 500 dólares para o mercado norte-americano.





2 comentários:

Só entre nós disse...

Muitos parabéns pelo post, descrições e fotos. Muito interessante.

Fernando Correia de Oliveira disse...

obrigado, caro Só entre nós