Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 22 de abril de 2014

Meditações - O tempo vai fugindo pressuroso...

Acho-me da Fortuna salteado;
O tempo vai fugindo pressuroso,
Deixando-me da vida duvidoso
E cada instante mais desesperado.

Trocou-se o meu descuido em tal cuidado
Que, donde a glória é mais, é mais penoso;
Nem vivo, de perder-me, receoso;
Nem, de poder ganhar-me, confiado.

Qualquer ave nos montes mais agrestes,
Qualquer fera na cova repousando,
Tem horas de alegria; eu todas tristes.

Vós, saudosos olhos, que o quisestes,
Pois, com tormento amor me está pagando,
Chorai, como o que vedes, o que vistes.

Luís de Camões

1 comentário:

João de Castro Nunes disse...









Alto e distante

Em ti, Camões, há muito de fingido
pelo que toca à roda da fortuna
que em termos de alegórico sentido
matéria te fornece de tribuna.

Outros antes de ti questionaram
Idênticos aspectos da inconstância
que rege a vida humana em que buscaram
motivações de mera circunstância.

Se certo foi que em lides amorosas
não foi tua existência porventura
um permanente e doce mar de rosas,

presente tem, Camões, que no restante
e mais que nada na literatura
sempre um lugar marcaste alto e distante!

João de Castro Nunes