Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Conjuntura - exportações relojoeiras suíças estagnam, Portugal continua a aumentar importação


Portugal aumentou em 11,8 por cento o valor das importações de relógios suíços no primeiro trimestre, comparado com período homólogo de 2013. Sendo o 22º mercado mais importante das exportações relojoeiras helvéticas, e tendo como comparação um ano recorde, Março viu aumentar em 23 por cento o valor dos relógios importados. O consumo de turistas, comprando peças de valor muito elevado, ajuda a explicar este comportamento.

Em termos globais, assiste-se a uma estagnação nas exportações relojoeiras suíças, devido sobretudo ao arrefecimento do mercado chinês. No primeiro trimestre, houve um aumento de 4,5 por cento, face a 2013, mas Março reduziu 0,3 por cento.

Ao ambiente de euforia de 2013, começa a pairar no ar alguma apreensão e o sentimento geral é agora de cautela, como se sentiu na Baselword, realizada em Março.

Sem comentários: