Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Chegado ao mercado - relógio MB&F LM1 Xia Hang com indicador de reserva de corda feito de mini-estátua do artista chinês


O MB&F Legacy Machine No.1, inspirado no design de relógios de bolso do século XIX, acaba de ser palco de um exercício criativo, da autoria do artistas chinês contemporâneo Xia Hang.

O produto desta performance do artista de Beijing pode ser admirado na M.A.D.Gallery, em Genebra, naquilo que foi baptizado de Performance Art Piece LM1 Xia Hang.

O conceito traduz uma metáfora - quando damos corda a um relógio como que damos vida ao seu mecanismo. Xia Hang interpretou à letra o conceito e introduziu uma pequena figura no mostrador do relógio, um “comma men”, parte extra-terrestre, parte bebé. Quando se dá corda ao LM1 Xia Hang, dá-se também literalmente vida a esta criatura, que se ergue, cheia de energia. Quando a corda começa a faltar, a pequena criatura vai-se curvando lentamente, até ter a cabeça quase a tocar no chão. Ao dar-se corda, a figura eleva-se de novo.

Miniaturização e articulação da pequena criatura foi um desafio técnico para Xia Hang. Ela é feita de três partes articuladas de alumínio polido e muito parecida com as esculturas de aço do artistas chinês. cada pequeno boneco tem acabamentos à mão e para apreciar os pormenores deste boneco com apenas 4 mm de altura é preciso usar uma lupa.

O LM1 Xia Hang surge em duas versões limitadas de 12 exemplares cada de ouro branco e vermelho. E cada reógio vem acompanhado de um par de estatuetas maiores – “Mr. Up” and “Mr. Down” – de aço maciço e também da autoria de Xia Hang.



Sem comentários: