Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

A casa Gundersen, relojoeiros cronometristas e construtores...


Bernardo Gudersen, relojoeiro cronometrista e construtor, in A Batalha, 1898 (arquivo Fernando Correia de Oliveira).

Deverá o apelido ser Gundersen e não Gudersen. Bernardo será o mesmo que George? Ou será familiar? De qualquer modo, há uma entrada para Gundersen na obra Relógios & Relojoeiros - Quem É Quem no Tempo em Portugal:

GUNDERSEN, George
Relojoeiro holandês, estabelecido em Portugal no início do séc. XX, na Rua de São Paulo, 63-65, em Lisboa. Faleceu no princípio dos anos 50, ficando a viúva a gerir o negócio durante mais alguns anos. Embora o nome comercial da firma fosse “Relojoaria Horas Certas”, era conhecida pela relojoaria “do alemão”. Tinha oficina num 3º andar, na Praça de São Paulo, onde trabalhavam muitos aprendizes e mestres, entre os quais Francisco Barbosa (ver). A Escola de Relojoaria da Casa Pia de Lisboa (ver), porque tinha excesso de procura e poucos mestres, chegou a mandar para lá aprendizes, mas por pouco tempo, dado que o “alemão” “se servia deles para limpezas e recados e não lhes ensinava nada”, segundo relatos recolhidos. O estabelecimento ainda hoje se mantém em actividade, com outros donos.


Aspectos da oficina de relojoaria Gundersen, na Rua de São Paulo, 63-65 (Fotos arquivo Fernando Correia de Oliveira)

Sem comentários: