Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Conjuntura - Portugal aumentou em 50 por cento importações de relógios suíços em Junho


A surpresa continua. Em Junho, Portugal aumentou em mais de 50 por cento (50,8 %) o valor das importações em relojoaria provenientes da Suíça, comparando com Junho de 2012, sendo nesse mês o 21º mais importante mercado mundial da indústria relojoeira helvética.

No acumulado do primeiro semestre, Portugal é o 24º mercado de destino dos relógios suíços, tendo aumentado em 23,8 por cento o valor das importações.

Como já aqui dissemos, um comportamento surpreendente. Explicado pelas compras de turistas de peças cada vez mais caras, possivelmente pelo desvio para países terceiros dessas peças. Mas não deixa de ser espantoso, num momento em que a relojoaria e a joalharia são os agentes impulsionadores do eixo do luxo em Lisboa, na Avenida da Liberdade.

Em termos globais, a relojoaria suíça continua desde há dois meses a marcar passo, devido ao arrefecimento dos seus principais mercados, sobretudo a China. Em Junho, o valor exportado foi semelhante ao de Maio - 1,9 mil milhões de francos (menos 3,1 por cento comparado com o mês homólogo de 2012). No acumulado, a suíça exportou 10,2 mil milhões de francos entre Janeiro e Junho (mais 0,8 por cento que em 2012).

Sem comentários: