Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 29 de março de 2013

Em Zurique na Gala Girard Perregaux / Academy Museum of Motion Pictures


Estação Cronográfica tem estado, por estes dias, em Zurique, a convite da Girard-Perregaux, que ali fez a apresentação mundial do seu revolucionário Escape de Força Constante. Além disso, uma das noites da estadia no The Dolder Grand, foi marcada por um jantar de gala comemorando a parceria entre a manufactura suíça de alta relojoaria e a Academy of Motion Picture Arts and Scienses para a construção do novo museu daquela instituição norte-americana.

No âmbito dessa parceria, e como anunciámos aqui, a Girard-Perregaux poderá usar imagens do imenso acervo do futuro museu nas suas campanhas publicitárias. A primeira figura usada nesse âmbito foi a de Alfred Hitchcock.




Na Gala em Zurique, um dos responsáveis do futuro museu fez uma pequena amostragem do tipo de acervo que a instituição tem, numa sucessão de imagens que recordam a História da Sétima Arte, de Georges Méliès a Ben Affleck...

Pelo meio, recordaram-se os fundadores da United Artists (Charlie Chaplin, Douglas Fairbanks, Mary Pickford); Harold Lloyd (que não tinha vários dedos da mão e esteve mesmo pendurado pelo ponteiro de um relógio, da altura de três andares); o profissionalismo da argumentista de Lawrence da Arábia, a escrever à máquina, sentada na areia, em plena filmagem, com mais de 40 graus; Sofia Loren, a primeira estrangeira a obter um Oscar como protagonista; que Doris Day foi a primeira escolha para The Graduate, de 1967, e que ela não aceitou porque não se via a seduzir um adolescente (Dustin Hoffman acabou por contracenar com Anne Bancroft e Estação Cronográfica não imagina outra para o papel de Mrs Robinson...); que Doris Day voltou a ser a primeira escolha para Música no Coração, não aceitando e sendo Julie Andrews a fazer de Marie; que Marlon Brando meteu algodões nas bochechas para conseguir falar como falou em O Padrinho (desta, já sabíamos...); que John  Travolta dançou três horas por dia e correu milhares de quilómetros para se pôr em forma e fazer Saturday Night Fever; ou que Kate Winslet foi a única a recusar usar fato de borracha durante as filmagens de naufrágio em Titanic, contraindo assim uma pneumonia...


































Previsto para abrir em 2016, o Museu da Academia ficará instalado no antigo edifício da Wilshire May Company, em Los Angeles, no início da Miracle Mile's Museum Row. O projecto do arquitecto Renzo Piano reconstitui por completo a fachada primitiva do edifício, construído em 1938.

O museu tem um acervo de 140 mil filmes e vídeos, 10 milhões de fotografias 42 mil cartazes originais de filmes, 80 mil argumentos anotados e mais de 10 mil desenhos de produção e adereços. bem como equipamento filmográfico e outros objectos ligados ao Cinema.


Sem comentários: