Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Linde Werdelin no mercado português


A dinamarquesa Linde Werdelin passa a estar disponível no mercado nacional. Jorn Werdelin, co-fundador da marca, apresentou hoje num hotel de Lisboa a um grupo de jornalistas algumas das novidades da marca. A representação fica a cargo da Importempo, que já detém as marcas Chronoswiss e Marvin para Portugal.

Foi há exactamente dez anos que Morten Linde e Jorn Werdelin fundaram a Linde Werdelin, cimentando uma paixão comum pelo design, funcionalidade, manufactura e estilo desportivo.

Foi em 2002 que os dois amigos começaram a desenvolver uma nova ideia: construir um relógio mecânico altamente trabalhado e que pudesse servir de suporte a um instrumento digital que desse informação na ocasião certa para as actividades de mergulho e esqui.

Para Linde, "o analógico é a melhor maneira de ler o tempo, o digital é a maneira como melhor se assimilam dados técnicos". Uma combinação perfeita de analógico e digital, num diálogo sem falhas entre a função e o estilo.

Para a Linde Werdelin, é possível o que um relógio desportivo mecânico pode ser. Ao combinar a tecnologia mecânica com a digital, mas sem que nenhuma delas perca a sua integridade.


Jorn Werdelin explica a filosofia da marca

A Linde Werdelin produz cerca de 500 relógios por ano. As caixas são altamente sofisticadas, desenhadas para poderem ter acoplados instrumentos electrónicos de apoio a desportos como o esqui ou o mergulho.

Morten Linde é designer e criativo. Ele redesenhou muitos dos objectos icónicos dos parques públicos de Copenhaga, concebeu linhas de audio, obteve já muitos prémios. Adepto da funcionalidade, acha que "não é difícil fazer objectos bonitos, mas não é essa a questão. É muito mais difícil desenhar um objecto duradouro, que não envelheça nem se torne obsoleto".

Já Jorn Werdelin, está ligado ao negócio da joalharia e relojoaria - o avô abriu a primeira loja, em Aalborg, vendendo relógios topo de gama. Aos 14 anos, Jorn apaixona-se por um relógio desportivo e isso abre-lhe o gosto pelas máquinas do tempo. Empreendedor, usou a sua actividade como esquiador para singrar nos negócios.



Alguns dos modelos Linde Werdelin: em cima, o Oktopus II Double Date, em ouro rosa. Em baixo, o Oktopus II Double Date em titânio




Em cima, o Oktopus II Double Date em titânio e pulseira amarela. Em baixo, o SpidoLite II


A Linde Werdelin usa calibres automáticos, normalmente Dubois Depraz, e os seus modelos são produzidos sempre em séries limitadas.

Os preços começam à volta dos 8.800 francos suíços. A Importempo tem o exclusivo da distribuição da Linde Werdelin para Portugal, Angola, Moçambique e África do Sul (o mesmo se passando com as outras marcas do seu portefólio). JOão Saraiva, Director-Geral da Importempo disse que a rede de pontos de venda da Linde Werdelin no mercado nacional será sempre limitado a uns 3 ou 4.

O mundo da Linde Werdelin apela ao imaginário da banda desenhada e muita da comunicação da marca é feita através de um estilo BD.

Sem comentários: