Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Chegado ao mercado - Jaquet Droz Repetição Pássaros


Um projecto que levou dois anos a realizar e que Estação Cronográfica teve ocasião de admirar em primeira mão, mas que não noticiou, respeitando o embargo... Inspirando-se nos trabalhos de Pierre Jaquet-Droz, figura incontornável da história da relojoaria, especialmente no capítulo dedicado aos autómatos, a manufactura que leva o seu nome lança agora o Repetição Pássaros, um feito da micro-mecânica de pulso.

Na senda de Jaquet-Droz, autor dos célebres andróides la Musicienne, l’Ecrivain, le Dessinateur, actualmente expostos no Museu de Arte e de História de Neuchâtel, mas também de caixas de música e de gaiolas com pássaros cantores, entre outros autómatos extraordinários, a Jaquet Droz, com o Repetição Pássaros, atinge o auge do savoir-faire neste tipo de complicações.

E não apenas no capítulo mecânico, já que a criação exige o domínio de métiers d'art como a esmaltagem, a imitação da plumagem, a utilização e escultura de ouro, pérolas, pedras preciosas.

No mostrador, em 3 dimensões, aparecem dois chapins, em homenagem a estas aves tão características da região do Jura, de onde Pierre Jaquet-Droz era natural. Como fundo do quadro, a cascata de Saut du Doubs, igualmente da região. Accionado a pedido, o conjunto começa a mexer-se - um dos chapins inclina-se e dá de comer ao filho, no ninho. O outro chapim abre as asas e, ao mesmo tempo, um ovo quebra-se, deixando aparecer um pinto. A água da cascata parece cair sem cessar.


O Jaquet Droz Repetição Pássaros tem um calibre da manufactura, de corda manual. Com horas e minutos descentrados, é um repetição minutos que, a pedido, faz soar as horas, os quartos e os minutos, ao mesmo tempo que faz mover o conjunto autómato. Ao todo, são 508 peças. Caixa de 47 mm, com apenas 18,4 mm de espessura. Autonomia de 48 horas. Limitado a 8 exemplares em ouro rosa e 8 exemplares em ouro branco com diamantes. Veja o filme aqui.

















Sem comentários: