Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

domingo, 17 de julho de 2011

Tempo público lisboeta - 1

O Arco de Triunfo da Praça do Comércio foi projecto em 1759. Os trabalhos estiveram parados durante algum tempo e em 1843 foi aberto um concurso para um novo projecto de conclusão da obra, do qual saiu vencedor o projecto do Arquitecto Veríssimo da Costa.

Ostenta numa face as armas reais, no reverso um grande mostrador de relógio e termina com o grupo da Glória coroando o Génio e o Valor, aos seus pés, esculturas do francês A. Calmels e do seu discípulo Leandro Braga. Após alguma polémica, foram escolhidas algumas personagens da História Nacional para figurar no Arco: Viriato, Vasco da Gama, Nuno Álvares Pereira e Marquês de Pombal, ladeadas pelas alegorias dos rios Tejo e Douro, esculpidas por Vítor Bastos.

O Arco foi, finalmente, inaugurado em 1873, tendo inscrita a legenda latina "Virtutibus maiorum ut sit omnibus documento. P(ecunia). P(ublica). D(icatum)" Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas."

A 4 de Dezembro de 1883, é colocado o relógio – 128 anos depois do terramoto.

Ao que consta, a Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, futura Ordem dos Engenheiros, teve a sua primeira sede alojada num compartimento dentro do arco.

(Contextualização do Arco da Rua Augusta, onde começou o Passeio pelo Tempo Público de Lisboa)

Sem comentários: