Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 19 de abril de 2011

Há 137 anos... descoberto relógios de sol grego

Relógio de sol desenhado por Vitrúvio no seu De Architectura

"Quadrante Antiquíssimo - Nas escavações feitas durante o último ano pelo snr. Rayet em Heraclea de Latmos, foi encontrado em um edifício que provavelmente deve ter servido para o senado, um quadrante solar cónico tão completo, que só lhe falta o gnomon ou estilo. Esta descoberta é tanto mais importante quanto até hoje não se tinham encontrado mais do que fragmentos de relógios de sol desta classe em Om-el-Alamiel (Fenícia). É pois o quadrante de Heraclea o primeiro exemplar descoberto da classe dos cónicos que menciona Vitúrbio [Vitrúvio], mas que não descreve em nenhuma das suas obras.

O referido quadrante é formado de um pedaço de mármore de 44 centímetros de grossura, sendo o lado que forma a sua secção longitudinal de 39 centímetros e de 51 graus no ângulo agudo. Uma das bases, paralela ao equador, serve de assento ao cone recto da base circular cujo interior constitui o quadrante propriamente dito. Deduz-se de uma inscrição que tem esculpida, que foi dedicado ao rei Ptolomeu por Apolónio, filho de Apolodoto, e construído por Temistágoras de Alexandria, filho de Meniscos, nomes que, à excepção do primeiro, ninguém transmitiu à história.

A forma, disposição e estrutura deste quadrante, dá uma perfeita ideia do grande saber a que, sobre a astronomia, tinham chegado os gregos."

in O Comércio do Porto de 19/04/1874

(colaboração de Alexis Passechnikoff)

Sem comentários: