Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 21 de março de 2011

Não se nasce exportador

Editorial da newsletter da Câmara de Comércio e Indústria Suíça em Portugal:

Não se nasce exportador

Há quem tenha nascido na Europa central, como camponês, agricultor, longe do mar e cercado de montanhas, não tenha saído da sua centralidade europeia e se tenha tornado Exportador.

Há quem tenha nascido à beira mar, como camponês, agricultor ou pescador, marinheiro e conquistador, dono de impérios em meio mundo, ouro e especiarias, tudo perdido incluindo os mercados, e não seja tão Exportador.

Todos nós sabemos as origens dos pequenos países, Portugal e Suíça, com percursos históricos tão diferentes e recursos naturais idênticos, uns com Sol e outros com Água, ambos com um sector primário ainda bastante importante e igualmente subsidiado, mas com sectores secundários e terciários muito diferentes.

Esta diferença tem razões históricas que não nos compete aqui julgar mas que nos levaram a descurar a Educação e a Formação que hoje nos fazem falta para “sabermos fazer” e alcançarmos a competência que nos torne, apesar de pequenos, uma Nação com a capacidade de Exportar em qualquer sector, valorizando o produto, tornando-o distinto e diferente, mais imune à concorrência e ao preço.

Miguel Cardoso Peres
Presidente

Sem comentários: