Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Relógio Omega de 1929 vence concurso organizado pelo Museu do Relógio, de Serpa


O Omega de 1929

Um Omega Calibre 39 cronógrafo monopulsante, caixa savonette, em ouro, de 1929, foi a peça vencedora do concurso “Cronógrafos Mecânicos de Pulso até 1970”, organizado há dias no Museu do Relógio, em Serpa.

O exemplar vencedor, propriedade de um coleccionador de Lisboa, José Carlos Saldanha, é conhecido pelos entendidos como do tipo “Omega Lawrence d’Arábia”, pois o primeiro destes exemplares, em prata, foi feito em 1915, exclusivamente para este militar inglês.

A raridade do modelo está no facto de apenas terem sido detectados até hoje apenas dois exemplares em ouro (o outro está no Museu da Omega, em Bienne, sendo mais vulgar o modelo em prata). O exemplar na posse do coleccionador português encontrava-se em perfeitas condições, mantendo a totalidade das peças originais, bem como documentação que contextualiza a sua venda, no valor de 500 francos suíços, preço de 1929.

O segundo lugar foi obtido por um Zenith El Primero em aço, de 1969, propriedade de Helena Rebelo de Andrade. Em 1969 apareciam os primeiros cronógrafos automáticos, num esforço de investigação de várias marcas suíças, e a Zenith foi uma delas, sendo o exemplar dessa primeira geração.

O terceiro lugar foi para outro Zenith em aço, igualmente cronógrafo, mas de carga manual, de 1965. É propriedade de João Néu.

Apresentaram-se a concurso 15 proprietários / coleccionadores e um total de 25 relógios, com peças compreendidas entre as décadas de 30 e 70 do século passado.

O júri era composto por três relojoeiros-reparadores ao serviço da oficina que o Museu mantém, presidido por Eugénio Tavares de Almeida, filho do fundador da instituição, António Tavares de Almeida, e seu actual Conservador.

Eugénio Tavares de Almeida, José Carlos Saldanha e António Tavares de Almeida

O Museu do Relógio de Serpa anunciou já a realização de uma segunda edição do concurso, para 2012, sob outra temática.

A iniciativa contou com parcerias criadas com a Herdade das Pias (Vinhos), Monte da Morena Agro-Turismo e a Liberty Seguros, que proporcionaram prémios aos vencedores e brindes a todos os participantes.

Sem comentários: