Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Em primeira mão: o maior relógio de sol de Lisboa

Estação Cronográfica está envolvida no projecto do relógio de sol que aqui mostramos. A equipa conta ainda com os Professores Suzana Metello de Nápoles e Nuno Crato.

O relógio de sol está na fachada de um edifício em construção um pouco para lá dos limites da zona oriental da cidade. O edifício vai ser a sede da maior empresa do sector relojoeiro nacional, a Tempus Internacional e os arquitectos autores do projectos acharam por bem colocar ali um relógio... de sol.

O que é que este relógio de sol, monumental, tem de especial? Bom, não há sombra projectada pelo gnómon para indicar as horas. Há o contrário, uma faixa de luz projectada através de uma pala, é essa linha de luz que indica as horas.

O projecto do relógio de sol deverá incluir a edição de uma monografia sobre gnomónica (a arte da construção de relógios de sol), para distribuir a crianças e jovens. A inauguração está prevista para a Primavera de 2011. Voltaremos, claro ao tema.

2 comentários:

a. disse...

está impressionante.

Fernando Correia de Oliveira disse...

e funciona...
bjs desde florença