Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 25 de março de 2010

Noites no Observatório

É já no próximo sábado, 27 de Março, que o Observatório Astronómico de Lisboa dá início às "Noites no Observatório".

Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2010 e tem como primeiro objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.

Vários e preciosos medidores de Tempo, como o regulador na imagem acima, fazem parte do espólio do OAL e podem ser apreciados na ocasião.

Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão:

- Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
- Visita guiada ao edifício museológico do Observatório
- Observações com telescópio

A palestra e visita têm ambas um tempo aproximado de 1 hora. As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas. Durante o decorrer da actividade, o público é convidado a participar.

A sessão de dia 27 de Março terá início às 20:00 e terminará às 23:00. Os objectos alvo das observações desta noite serão, entre outros, o planeta Saturno e a nebulosa de Orionte. A palestra estará subordinada ao tema "Escalas de Distância no Universo", proferida pelo Prof. Doutor Rui Agostinho.

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes. As inscrições podem ser feitas aqui.

Sem comentários: