Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 26 de setembro de 2009

Um dos relógios de sol mais precisos do mundo

Timm Delfs é um amigo de longa data de Estação Cronográfica. A viver em Basileia, este jornalistas especializado em Relojoaria colabora para alguns dos principais títulos suíços e alemães, fazendo dele um dos nomes mais respeitados no meio. Além disso, Timm tem um gosto especial pela gnomónica e, numa rua do centro histórico de Basileia, tem uma pequena loja muito peculiar - especializada em relógios de sol.

Na foto de cima, Timm segura um dos relógios de sol mais precisos do mundo, de que agora vamos falar. Na foto de baixo, a loja de Timm, à espera de quem gosta "da hora verdadeiramente verdadeira".
As fotos que se seguem dizem respeito à instalação desse tipo de relógio, recentemente, numa cerimónia pública, em Hindelbank, no Cantão de Berna.









"O dispositivo é feito em alumínio e o Tempo pode ser lido à precisão abaixo do minuto, tendo automaticamente em conta a Equação do Tempo", diz-nos Timm. "O que faz dele um dos mais precisos relógios de sol que conheço".
Quem concebeu este relógio de sol, nos anos 60 do século passado, foi o alemão Martin Bernhardt (1919-2001). A forma do quadrante obedece estrictamente à sua função. "Não há nada que se possa acrescentar ou tirar ao conjunto sem interferir na sua funcionalidade", assegura Timm.

Os relógios de sol de Bernhardt estão hoje espalhados por locais públicos, parques, edifícios um pouco por toda a Alemanha e países limítrofes.

Engenheiro de formação, Bernhardt era ainda dotado para a música, cantando no coro da igreja da sua cidade natal, Freudenstadt, na Baviera, sendo durante muitos anos o seu director. Tocava também violino e violoncelo.

O "segredo" do relógio equatorial de que temos estado a falar é o gnómon (ponteiro que projecta a sombra no quadrante). A forma especial do gnómon faz o ajuste automático da Equação do Tempo, permitindo a leitura imediata da hora, sem ter em conta a data, e com precisão abaixo do minuto.

Há, por exemplo, um exemplar do relógio de sol de precisão de Bernhardt no Deutsches Museum de Munique, com cálculos e construção de W. Schreiner. A Equação do Tempo está incorporada no gnómon, em forma de cabaça, e que está orientado em paralelo com o eixo da Terra.

A Terra não tem um movimento de rotação regular - os dias não têm todos 24 horas precisas ao longo do ano (variam sensivelmente entre menos 14 e mais 16 minutos). A Equação do Tempo serve para saber, num determinado dia, se devemos acrescentar ou diminuir minutos à hora que o relógio de sol está a indicar. Alem disso, é preciso saber se vigora a Hora de Verão (mais uma hora do que a hora solar) ou de Inverno (igual à hora solar).

Se está interessado em saber mais sobre este ou outros relógios de sol, ou em comprar (Timm prefere a última hipótese, claro, mas será sempre bem-vindo na sua simpática loja), pode começar por ir aqui.

Sem comentários: