Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Salão "Belles Montres" dedicado à terra, mar e ar

A Alta Relojoaria terrestre, aeronáutica e marítima está exposta em Paris, no "Belles Montres", Salão Internacional de Relojoaria de Prestígio, na sua terceira edição, de 27 a 29 de Novembro, no Carrousel du Louvre.

Por ocasião da exposição, a Fondation de la Haute Horlogerie (FHH) organiza uma exposição dedicada ao tema "A Alta Relojoaria terrestre, aeronáutica e marítima", que traça a adaptação tecnológica dos relógios às diferentes circunstâncias de utilização.

Em terra, primeiro os relógios de sol portáteis, e depois os relógios mecânicos, acompanharam os viajantes nas suas deslocações. No entanto, a imprecisão destes últimos não lhes permitia tornarem-se em instrumentos fiáveis de medição do tempo.

Começam então as grandes descobertas. Poder medir a longitude num navio, no mar, com a ajuda de um relógio preciso, torna-se no desafio de todos os relojoeiros. Um primeiro passo foi dado por Huygens, considerado o pai da relojoaria de precisão.

Mas são os mestres relojoeiros franceses e ingleses do século XVIII que, através dos seus trabalhos, acabarão por encontrar a solução que assegurará durante muito tempo a supremacia económica às potências marítimas da época.

No século XUX, os caminhos-de-ferro favorecem o uso do relógio e sobretudo conduzem à unificação internacional da hora, desde que o mundo fica dividido em 24 fusos horários.

Finalmente, no século XX, o avião adapta os progressos anteriores da relojoaria feita com os transportes marítimos, até ao momento em que, assim o obriga a velocidade, o tempo deixa de poder ser medido pela relojoaria mecânica, e passa a ser calculado por outros meios tecnológicos.

Em homenagem a esta riqueza relojoeira, a FHH organiza a exposição, constituída por mais de 80 relógios de bolso e de pulso, desde as origens até aos nossos dias. As peças são provenientes do próprio acervo da FHH e das suas marcas membros; do Musée International d’Horlogerie, la-Chaux-de-Fonds; das Colecções de relojoaria e esmaltes do Musée d’art et d’histoire de Genève; do Musée d’Horlogerie du Locle, Château-des-Monts; e do Musée d’Horlogerie Beyer, Zurich.

A parte histórica da exposição é completada por vinte peças contemporâneas apresentadas pelos parceiros da FHH: A. Lange & Söhne, Antoine Preziuso, Audemars Piguet, Baume et Mercier, Boucheron, Cartier, Chanel, Chopard, Corum, Daniel Roth, Fédération de l’industrie horlogère suisse, Gérald Genta, Greubel Forsey, Girard-Perregaux, Hermès, Hublot, IWC, Jaeger-LeCoultre, JeanRichard, Montblanc, Musée d’art et d’histoire de Genève - Musée d’Horlogerie Beyer, Zurich - Musée d’Horlogerie du Locle, Château-des-Monts - Musée International d’horlogerie, la Chaux-de-Fonds, Richard Mille, Montblanc, Panerai, Parmigiani, Perrelet, Piaget, Roger Dubuis, Vacheron Constantin, Van Cleef & Arpels, e Zénith.

Exposição "La Haute Horlogerie terrestre, aéronautique et maritime"
Catálogo bilingue francês-inglês ilustrado disponível
De 27 a 29 de Novembro - Carrousel du Louvre, Paris 1er –
Das 10H00 às 19h00 – Entrada : 10 €
Saiba mais em www.bellesmontres.fr

Sem comentários: