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domingo, 9 de julho de 2017

Suíça Sequent lança primeiro relógio conectado com calibre de quartzo alimentado a energia mecânica


Uma empresa suíça, Sequent, está a realizar uma operação de crowdfunding, para a comercialização do que reclama ser o primeiro relógio conectado com calibre de quartzo alimentado a energia mecânica. (pista dada por António Eduardo Marques)


Actualmente, os relógios conectados têm uma autonomia limitada (semelhante à de um telemóvel). Com o sistema de alimentação semelhante aos relógios automáticos, a Sequent diz ter eliminado esse inconveniente. Os relógios têm sensor Heart Rate de última geração, GPS e sistema de notificação, através de Bluetooth, com possibilidade de acesso a aplicações de fitness Biofeedback.





São vários os modelos lançados na operação de crowdfunding da Sequent, e alguns deles já estão esgotados. Os relógios serão entregues, via correio, até 31 de Dezembro de 2017. E só podem ser adquiridos online.

A tecnologia dos chamados relógios auto-quartzo usa o sistema dos calibres automáticos - o girar de uma massa oscilante, mediante os movimentos do pulso, que vai alimentando uma corda. O orgão regulador, em vez de ser mecânico (conjunto balanço/espiral), é no entanto um cristal de quartzo. A energia mecânica gerada passa por este oscilador. E é o melhor de dois mundos - o relógio não precisa de bateria (poupando o ambiente e resolvendo de vez o problema da autonomia, desde que esteja sempre no pulso) e tem o isocronismo de um de quartzo (aproveitando a alta frequência do cristal).


Há várias marcas que exploram a tecnologia auto-quartzo, sendo pioneira a Seiko, com a linha Kinetic, comercializada desde 1986. A marca japonesa tem depois uma tecnologia com calibres alimentados por energia solar, que aplica na linha Astron (o nome surge em honra do primeiro relógio de quartzo do mundo, apresentado a 25 de Dezembro de 1969, o Astron). Os novos Astron, que surgiram este ano na Baselworld, são os primeiros do mundo alimentados a energia solar ligados ao sistema de GPS.

Já a Casio, com os novos modelos PRO TREK, reclama ter os primeiros relógios conectados (através de Bluetooth®, equipados com GPS e rádio-controlo), alimentados por energia solar. Têm várias aplicações de fitness e orientação, que comunicam com o smartphone e com a nuvem.

A Citizen, usando a tecnologia Eco-Drive (energia solar), tem também relógios conectados (através de Bluetooth 4.0 low-energy sync. Comunicam com o smartphone e com a nuvem, dando alertas de mensagens e chamadas, entre outras funções. Além disso, o grupo japonês tem feito aquisições entre as marcas helvéticas, em busca do tão almejado selo Swiss Made (Frédérique Constant, depois do fabricante de calibres La Joux-Perret e da marca Arnold & Son)

Perante o dinamismo de pequenas empresas como a Sequent e as respostas tecnológicas dos japoneses, a genralidade dos especialistas continua a interrogar-se - o que andam a fazer em matéria de relógios conectados e/ou de calibres híbridos as grandes marcas helvéticas, com o Swatch Group à cabeça?

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