Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 27 de junho de 2017

Faleceu António Ramalho Carlos, fundador do Clube Relojoeiro


António Ramalho Carlos, proprietário d'A Loja do Banho, faleceu ontem, vítima de AVC. Amante da relojoaria mecânica, António Ramalho Carlos foi um dos fundadores, há precisamente 10 anos, em Junho de 2007, do Clube Relojoeiro.

O Clube Relojoeiro tinha por objectivo "fomentar uma cultura relojoeira, propondo-se para tanto, promover: reuniões regulares, conferências, sessões de formação, sessões públicas, edição, publicação e distribuição de livros, revistas e outras publicações de relojoaria".


Após algumas visitas de estudo, como à Escola de Relojoaria da Casa Pia ou à Torre das Cabaças, em Santarém, o clube deixou praticamente de ter actividade, apesar da "carolice" de António Ramalho Carlos.

Mantivemos ao longo da última década contacto com António Ramalho Carlos, motivado pelo gosto mútuo da relojoaria.


Sobre A Loja do Banho, escreveu o próprio António Ramalho Carlos:

Tudo começou em 1914 com a Casa do Chumbo de António Carlos, o meu Bisavô.

Então, no nº 184 da Rua da Boavista, em Lisboa, comercializavam-se tubos de chumbo para canalizações, azulejos, louças sanitárias e torneiras.

A segunda geração incidiu o seu negócio na parte de exteriores da casa de banho, começando a loiça sanitária e os revestimentos a representarem o maior sucesso e aceitação pelo público.

Em 1955, o meu Avô marcou a diferença perante a concorrência, ao começar a expor pequenas casas de banho na Loja. A novidade teve tanta importância que foi retratada pelo pintor Rogério Amaral em aguarelas, ainda expostas na actual Loja.

Em 1959, a Casa António Carlos, depois de lançar a gama exclusiva dos produtos Ancar, começa a trabalhar com bancadas para ensaios, onde torneiras, fluxómetros e acessórios passaram a ser testados periodicamente por amostragem.Foi o inicío do nosso controle de qualidade interno.

Em 1960, apresentámos, na Feira Internacional de Lisboa, um produto inédito: A primeira torneira electrónica sem manípulo de abertura.

Em 1987, representando já a 4ª Geração, tomei em mãos o destino da Loja e, mais uma vez, inovámos: abandonámos a parte técnica e dedicámo-nos exclusivamente à área decorativa.

Tal mudança criou a necessidade de um novo baptismo: Loja do Banho.

Instalada num dos espaços do antigo Palácio dos Almada Carvalhais, construído em 1540, onde têm nascido novos projectos como as secções especializadas e exclusivas à Loja: Banho Antigo, Banho Design, Banho Mágico, Banho Senior.

Dos míudos aos graúdos, com a nossa ajuda, todos podem ter o seu banho personalizado. E para aqueles que exigem o direito à diferença, criámos o Banho Projecto.

Sem comentários: