Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Calendário inter-religioso Celebração do Tempo 2017


Evocando o tema proposto pela Organização das Nações Unidas para o ano de 2017 – Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento –, o calendário inter-religioso Celebração do Tempo 2017 assinala as principais datas celebrativas dos grandes grupos religiosos implantados em Portugal, bem como algumas importantes efemérides nacionais e internacionais.

Hinduísmo, Tradições Chinesas, Judaísmo, Budismo, Cristianismo, Islão, Fé Baha'i vêm as suas datas litúrgicas fundamentais contempladas.

"O tema literário proposto para o novo ano relaciona-se com as Misericórdias. O mesmo é dizer: com o desafio do Outro", diz Porfírio Pinto, no texto de apresentação do calendário.

Pedro Calado, alto-comissário para as Migrações, evocando a Carta da Compaixão (2009) – resultado de uma colaboração fraterna e cuidada entre vários líderes religiosos e teólogos –, lembra que "o cuidado do Outro é um pilar ético da humanidade".

Uma ideia corroborada também por José Tolentino Mendonça, diretor do Centro de Estudos de Religiões e Culturas da Uiversidade Católiuca Portuguesa, quando afirma que a misericórdia é "um radical e comprometido sentido do outro".

As Misericórdias – "uma das mais genuínas expressões da identidade, da cultura e da história de Portugal e da lusofonia" (frei Vítor Melícias) – são precisamente um dos frutos mais perenes do humanismo renascentista português que, à semelhança do que acontecia no resto da Europa, demonstrou grande preocupação pelo homem concreto e tudo fez para impedir o triunfo da lógica do homo homini lupus (o "homem lobo do homem").

No caso português, como precisa Joana Balsa de Pinho, estas confrarias de leigos destacaram-se pela sua "abrangência (as 14 obras de misericórdia), a autonomia face à tutela da Igreja e a assunção como o elemento organizador da assistência no território nacional, incluindo o além-mar".

O Calendário inter-religioso Celebração do Tempo 2017 custa 4 euros. Para comprar, vá às Edições Paulinas.


Sem comentários: