Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cientistas portugueses explicam fenómeno da ressonância, ou de como dois pêndulos se sincronizam


(foto The Guardian)

Dois cientistas portugueses, Henrique M. Oliveira e Luís V. Melo, afirmam ter descoberto o mistério da ressonância ou, porque é que dois pêndulos ao pé um do outro se sincronizam passado algum tempo.

O estudo, intitulado "Huygen synchronization of two clocks" foi apresentado em Janeiro, aceite em Maio e publicado a 23 de Julho na revista Scientific Reports, como pode ler aqui.

O The Guardian fala aqui sobre o estudo dos portugueses. Também pode ler outra notícia sobre o assunto, aqui. Até o Smithsonian fala do caso e ouve a equipa portuguesa, como pode ler aqui.

Há cerca de 350 anos, e na sequência das leis do pêndulo descobertas por Galileu, o pêndulo passou a ser usado na relojoaria, como forma de dividir o tempo em partes iguais. Foi o holandês Christiaan Huygens quem fez os primeiros relógios de pêndulo. Ele observou que, estando perto um do outro, dois relógios tendiam a sincronizar os seus pêndulos ao fim de algum tempo.

O fenómeno tem levado a muita especulação, mas ainda não se tinha encontrado uma explicação cabal para ele. Agora, Henrique M. Oliveira e Luís V. Melo, através de um complexo modelo matemático, dizem ter descoberto a razão: os pêndulos transferem energia de um para o outro através de ondas sonoras.

Breguet foi dos que primeiro trabalhou a ressonância, utilizando dois escapes em relógios de bolso. O fenómeno repete-se aqui - a dado momento, eles entram em perfeita sincronização, permitindo um melhor comportamento do mecanismo. Antide Janvier também aplicou o fenómeno à relojoaria. Modernamente, o francês François Paul Journe trabalhou em relógios de pulso o fenómeno da ressonância, como pode ler aqui.

Sem comentários: