Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 12 de maio de 2015

Designer Carla Matos cria jóia versátil para Eleuterio


Aguarela Fernanda Lamelas

Um pequeno-almoço para a imprensa, esta manhã, na Boutique dos Relógios Plus da Avenida da Liberdade, serviu para a apresentação da peça de joalharia Eleuterio by Carla Matos.

Baseando-se na especificidade da marca Eleuterio - trabalha a tradição da técnica da filigrana, dando-lhe um design actual - Carla Matos concebeu uma jóia versátil, a que deu o nome de "Ar", e que pode ser montada ao gosto pessoal, servindo de pendente num fio, podendo ser um anel.

Há um aro central, de ouro, em filigrana, que combina com outros aros, de cerâmica ou porcelana, ficando por cima ou por debaixo deles, concêntricamente ou de forma excêntrica. A jóia - um aro de ouro (que serve para montar o anel), dois fios, um de ouro, o outro de pele; um disco de ouro de filigrana; seis discos de cerâmica ou esmalte; um centro de aparafusar, de ouro com diamantes - é comprada em conjunto.

A nova colecção iniciada por Carla Matos para a Eleuterio terá outras declinações da peça Ar, com cores diferentes dos discos e dos fios. E prosseguirá com a interpretação dos outros Elementos.


Ao centro, a designer de jóias Carla Matos


As peças de joalharia de Carla Matos foram já seleccionadas em Portugal pela Fundação Serralves, CCB, Museu Berardo e Loja do Castelo de S. Jorge.

Ao nível internacional pelos Museus de Barcelona (La pedrera, Casa Milá), Ballet de San Francisco, Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Triennale Design Museum (Milão) e o Centro de Arte Contemporânea Punta della Dogana (Veneza) Art/Design Gallery Spazio Anna Breda (Padua) em Itália e Queensland Art Gallery / Gallery of Modern Art Austrália.

Em 2009, Carla Matos cria a MateriaLab®, um projecto que se define como de joalharia industrial, pelo facto dos materiais industriais estarem no centro da reinterpretação e criação das novas peças.

A criação de peças tem por base a procura de novos valores estéticos e funcionais para materiais pouco comuns em joalharia: papel de parede, borrachas, plásticos, aços, acrílicos, inox, elásticos, carbono e outros materiais industriais ou reciclados.

Carla Matos frequentou o Curso de Joalharia na Escola Contacto Directo em Lisboa e, através da sua Joalharia pretende reinterpretar materiais, transpor conceitos e desafiar os sentidos.

Desde a sua criação a MateriaLab® by Carla Matos foi um dos projectos seleccionados para representar o design português no MoMA de Nova Iorque e no MoMA de Tóquio no evento “Destination: Portugal 2010”.

Desde 2010 a MateriaLab® tem sido seleccionada para um dos eventos de joalharia com maior relevância ao nível internacional, Bijorhca Paris, para a secção de talentos Cream onde 40 designers internacionais apresentam novas e inovadoras propostas de joalharia e onde recebeu, na edição de Junho de 2012, um Prémio de criação atribuído pelo júri do evento.

A MateriaLab ® by Carla Matos foi também seleccionada como projecto tangencial na Experimenta Design 2012 onde efectuou uma instalação de quatro painéis com 3 m x 1,5 m com criações à escala.

Neste momento as peças MateriaLab viajam de Lisboa para Museus, Concept Stores, Galerias e Lojas de Design em cerca de 25 Países como Japão, Líbano, Irlanda, Bélgica, Itália, França, Holanda, Espanha, Brasil, USA, Estónia, Luxemburgo, Turquia, Suíça, Austrália, Alemanha e Republica do Cazaquistão.

A MateriaLab® foi também a primeira marca portuguesa a participar o evento internacional Red Carpet Lounge dos Grammy Awards 2012 onde teve a oportunidade de apresentar algumas das suas criações mais conceptuais tendo sido uma das marcas mais destacadas nesse evento.

Neste Laboratório, mais do que reaproveitar, faz-se renascer os materiais.





Da Eleuterio, que recentemente concluiu um processo de reposicionamento no mercado e renovou a sua imagem corporate, já falámos, nomeadamente aqui. O objectivo é internacionalizar um nome com tradição na joalharia portuguesa como marca de luxo, tendo como base a manufactura tradicional de filigrana. A Eleuterio estará presente, pela primeira vez, na JCK Las Vegas, de 29 de Maio a 1 de Junho, uma das mais importantes feiras mundiais de joalharia.

Algumas peças das actuais colecções Eleuterio. Linha Deco:









Peças da linha Couture:







Peças da linha Diva:





Sem comentários: