Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Conjuntura - para os relógios suíços, mercado brasileiro continua a diminuir, angolano permanece residual


Dados que obtivémos junto da Fédérartion Horlogère (FH), respeitantes às exportações de relógios em 2014 para o Brasil (em cima) e Angola, (em baixo), vendo-se a evolução desde 2009.

O sempre "potencial" mercado brasileiro, depois de atingir um recorde em 2012, continua a diminuir de importância, fixando-se agora em 44,1 milhões de francos suíços.

Quanto a Angola, trata-se mesmo de um mercado residual - depois de um recorde, também em 2012, as importações de relógios têm vindo a diminuir, situando-se agora em 2,4 milhões de francos.

Claro que, tanto brasileiros como angolanos compram fora, nomeadamernte em Portugal. Mas, face à conjuntura económica dos dois países e às perspectivas a médio prazo, o quadro será pouco animador para as marcas que investiram maciçamente, nomeadamente com boutiques mono-marca, nestes mercados.


Sem comentários: