Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Conjuntura - desaceleração acentuada das importações de relógios suíços por parte de Portugal


Nos primeiros nove meses do ano, Portugal importou menos 12,5 por cento em valor de relógios provenientes da Suíça, sendo mesmo assim o seu 23º mercado.

Depois de anos ininterruptos de crescimento na importação de relógios, numa aparente indiferença face à crise, desde há dois meses que o arrefecimento na procura está a tornar-se claro no mercado nacional. Com a compra de relógios por parte dos portugueses muito afectada pelas condições económicas, a procura, especialmente de peças caras, tem-se resumido a estrangeiros, especialmente angolanos, brasileiros, russos e chineses. E, desses, a esmagadora maioria no eixo do luxo da capital, a Avenida da Liberdade. Segundo as últimas indicações, e nomeadamente devido ao preço do petróleo, as compras por parte de angolanos têm vindo a diminuir.

No mês de Setembro, comparado com Setembro de 2013, a quebra ainda foi mais acentuada - 58,1 por cento em valor.

Em termos gerais, as exportações suíças continuam a crescer, tendo registado nos primeiros nove meses do ano um aumento de 2,8 por cento em valor face a período homólogl do ano passado.

Sem comentários: