Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Homenagem ao Comandante Estácio dos Reis no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra


O Comandante António Estácio dos Reis caba de fazer 90 anos. O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai homenageá-lo na quarta-feira, 9 de Outubro.

"Estácio dos Reis, Marinheiro e Historiador" é o título do colóquio dedicado a este Oficial de Marinha e investigador da História da Marinharia e dos Instrumentos Náuticos.

"A ele devemos a identificação de um nónio construído de acordo com as instruções de Pedro Nunes, que faz parte do acervo do Museu de História da Ciência de Florença, assim como a atenção da opinião pública e dos poderes instituídos para os astrolábios", diz a organização. "Antes da campanha de recuperação promovida por Estácio dos Reis, o Museu de Marinha não tinha qualquer astrolábio e hoje tem nove, a maior colecção do género no mundo".

Foi também Estácio dos Reis quem batalhou pela introdução na língua portuguesa do anglicismo serendipidade (acaso feliz), conceito que, segundo o próprio, o tem acompanhado durante toda a vida.

Estação Cronográfica conhece o Comandante Estácio dos Reis há década e meia e deve-lhe, além da amizade, uma colaboração sempre valiosa e desinteressada nas pesquisas que temos desenvolvido na área do Tempo. Veja-se, por exemplo, aqui ou aqui.

Parabéns, Comandante! Saiba mais aqui.

Sem comentários: