Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 14 de setembro de 2013

Jean-Claude Biver (relógios Hublot) - de novo, a alegria do "désalpe"


Reconhece este homem? Sim, está a ver bem. É Jean-Claude Biver, um dos mais influentes personagens da cena relojoeira suíça actual. Vestido a rigor, liderou o desfile anual da família, com a manada de vacas da sua propriedade, que deixa os pastos nas altas montanhas e recolhe para o Outono e o Inverno cá em baixo, nos estábulos. É o tempo da "désalpe", por toda a Suíça, e Biver não poderia faltar...

A manada de 80 vacas, com a rainha (a que deu mais leite na temporada) a seguir à frente, toda engalanada, percorreu sob sol radioso os 18 kms desde as pastagens de Blouny até Tour de Peilz, à beira do Lago Lémans. Um rebanho de cabras da família Biver também se juntou ao cortejo.

Pelo caminho, atravessando veredas, pastagens, aldeias, estradas (os carros esperam o tempo que for preciso...), muitos espectadores, que ao som de chocalhos e cornos dos alpes, aplaudiram o desfile. Comida e bebida foi coisa que não faltou.

O "désalpe" e os seus festivais bebem das raízes da transumância. Chegada a Primavera, será a vez do "inalpe", quando o gado volta às pastagens de altitude.

Enquanto as fotos dos enviados especiais de Estação Cronográfica a Tour de Peilz não chegam, fiquemos com as que nos foram enviadas pela Hublot, da autoria de Ivan P. Simeon (MySimeon).



A exploração leiteira dos Biver ardeu no ano passado, mas mesmo assim não deixaram de produzir 5 toneladas de queijo, graças à Comuna de de la Tour-De-Peilz, que lhes emprestou o Chalet de la Grande Bonnaveau.

Uma série de outros produtos locais - raclette, presunto com osso, chouriços, tartes de frutos, vinho... encheram os estômagos de quem quis estar presente. numa algazarra de bater de chocalhos, sinos, "batedorers de trigo", e, claro de uma orquetra de Yodel.

E pronto. Já esta noite, as vacas de la Neuvaz já dormem nos estábulos de Inverno, no Domaine de la Poneyre, na la Tour-de-Peilz, propriedade da família Biver.

PS: Jean-Claude Biver (faz 64 anos no próximo dia 20 de Setembro) é considerado um dos "magos" da indústria relojoeira suíça - começou na Audemars Piguet, passou para uma equipa de "jovens turcos" que revitalizou a Omega, "inventou" a Blancpain, vendeu-a por bom dinheiro ao Swatch Group. Depois, adquiriu a Hublot, tornou-a de marca local em global, vendeu-a por bom dinheiro ao grupo LVMH. Mas continua como Chairman da marca. Biver, o mais suíço dos luxemburgueses. Sim, que o homem nasceu no Grão-Ducado... embora viva desde os 10 anos na Confederação Helvética.









Mel, vinho, queijo, produtos de que Jean-Claude Biver se orgulha de produzir e que recusa vender - oferece à família, amigos e a alguns restaurantes da zona, por ele seleccionados

Sem comentários: