Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 8 de março de 2013

Em primeira mão - relógio Antoine Martin Slow Runner


Enquanto uns andam na "guerra" das muito altas frequências, outros seguem o caminho exactamente contrário... é essa a beleza da relojoaria criativa contemporânea - respostas para todos os gostos e e opções técnicas.

O mestre relojoeiro alemão Martin Braun (Manufactura Antoine Martin), instalado desde há anos em Alpanach, bem no coração da Suíça, continua a surpreender, com soluções nunca antes tentadas em relógios de pulso. Ele esteve em Portugal e Estação Cronográfica levou-o a comer do bom peixe português... em troca, apresentamos em primeira mão o Slow Runner.

Trata-se de um calibre que usa um balanço extra-grande (24 mm de diâmetro), com uma frequência de 7.200 batidas por hora (1 Hertz), a primeira vez que esta solução é trazida à relojoaria de pulso.

Os entendidos sabem que, quanto maior for a frequência, maior o isocronismo de um relógio. Nos relógios mecânicos, quanto mais alta a frequência, maior o desgaste, pelo que tem havido limites ao seu aumento - os 4 Hertz são a norma na indústria e os 5 Hertz a excepção com provas industriais asseguradas.

Então, como seguir o caminho da baixa frequência? Pois o calibre desenvolvido pela Antoine Martin tem um comportamento praticamente semelhante ao de um com 4 Hertz, com desvios diários da ordem dos 15 segundos + ou -.

Para além da vantagem de os materiais terem um desgaste muito menor, o Slow Runner tem um apelo estético inconfundível - a espiral e a roda de balanço fazem um movimento quase hipnótico, que se vê através do verso da caixa, em vidro de safira. Por debaixo da ponte, o escape, que não está à vista. A roda de balanço, com espiral de silício, feita na alemanha, está apoiada em quatro eixos, e é regulada por dois parafusos em ouro.

Com horas e minutos descentrados, indicador de reserva de corda (autonomia para seis dias) e data, tem também grandes segundos descentrados. O ponteiro dos segundos avança exactamente duas posições a cada segundo.


Em primeiro plano, Fernando Correia de Oliveira e Martin Braun. Em segundo plano, Jorge e Cristina Pinheiro, da Sociedade de Relojoaria Independente. O peixe-espada português passou mais uma vez no exame...









A colecção Slow Runner da Antoine Martin vem equipada com calibre da manufactura (AM36.001), de carga manual, que já serviu de base para os outros dois modelos da marca - o turbilhão e o calendário perpétuo. Usa "dentes de lobo" no trem de corda, escape de alta performance (HPE), sistema de absorção de choque especial, escape e espiral de silício, roda de balanço de titânio e 96 horas de autonomia. Mostrador preto ou prateado, caixa de aço ou ouro rosa.





Sem comentários: