Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Exportações relojoeiras suíças interrompem 30 meses de crescimento ininterrupto

As exportações relojoeiras suíças sofreram em Setembro uma brusca quebra em valor - menos 2,7 por cento que em igual mês de 2011, ficando agora nos 1,7 mil milhões de francos suíços.

Esta quebra não é inesperada, já que muitos observadores tinham feito notar nos últimos meses que o principal mercado a absorver os relógios suíços - a China - está a abrandar o crescimento económico. De qualquer maneira, as exportações relojoeiras helvéticas estiveram um período espectcular de mais de 30 meses sempre a aumentar.

Mesmo com esta quebra em Setembro, a Federação Relojoeira prevê um 2012 recorde, já que no acumulado dos primeiros nove meses do ano há um aumento de 13,6 por cento face a 2011.

Quanto a Portugal, manteve-se em 25º lugar no mês e no acumulado de Janeiro a Setembro. A quebra das importações continua - menos 3,7 por cento face a mês homólogo; 1,7 por cento no acumulado.

Sem comentários: