Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jogos Olímpicos de Londres - as novas tecnologias Omega na cronometragem


A OMEGA é, sem surpresa, obcecada pelo tempo. A herança da marca, de 164 anos, inclui inúmeros recordes de precisão, conquista do espaço e das profundezes oceânicas e, claro, cronometragem desportiva.

Todos os Jogos Olímpicos apresentam algumas inovações tecnológicas. Eis a antevisão dos equipamentos que serão estreados em Londres:


Quantum Timer

Com uma resolução melhorada de 1µs (um milionésimo de segundo) o Quantum Timer e o Quantum Aquatics Timer marcam o início de uma nova geração de produtos de cronometragem OMEGA. Esta resolução é 100 vezes maior do que a dos equipamentos anteriores. O Quantum tem uma precisão de 0.1 partes por milhão (ppm). Quer isto dizer que existe uma variação de um segundo a cada 10 milhões de segundos. Os equipamentos anteriores tinham uma precisão de 0.5ppm assi, podemos dizer que os novos são cinco vezes mais precisos. Esta precisão consegue-se pela utilização de um componente criado pela Micro Crystal, uma empresa do Swatch Group, que está incluído no equipamento.




A equipa de design OMEGA utiliza o seu conhecimento de cronometragem mundial para produzir os principais componentes de muitos sistemas.

As suas novidades incluem um sistema de backup com 16 relógios independentes, 128 inputs e 32 outputs o que torna praticamente impossível encontrar um desporto que o Quantum não consiga cronometrar.

Os 16 relógios independentes fazem com que 16 tempos separados possam ser medidos e a informação para cada um deles pode ser simultaneamente comunicada ou exibida.



Blocos de partida para atletismo

A OMEGA vai apresentar uns novos blocos de partida nos Jogos Olímpicos. O tempo de reação dos atletas é medido pela força exercida nos blocos e não pelo movimento. Os novos blocos detetam os tempos de reação de todos os corredores – de crianças a velocistas de classe mundial- sem nada alterar no equipamento. A barra central, reduzida de 80 para 50mm, é mais fina do que anteriormente, permitindo melhor ajustamento na posição de saída. A base de apoio do pé é agora mais larga (passou de 120 para 160mm) melhorando as posições de partida.






Swimming Show (luzes que indicam os primeiros três classificados)

Um inovador sistema de luzes chamado Swimming Show será utilizado pela primeira vez em Londres. Existirão luzes nos blocos de partida, perto das placas de contato onde os nadadores param o seu tempo. Um grande ponto luminoso indica o prmeiro lugar, dois pontos médios indicam o segundo e três pequenos pontos luminosos indicam a terceira posição.

O Swimming Show foi desenvolvido especialmente para os espectadores. Não é necessário olhar para o ecrã gigante para confirmar os resultados; os três primeiros classificados ficam claramente identificados. O Swimming Show permite também saber as classificações intermédias, a cada 100 metros.




Open Water Gate

Uma das mais difíceis modalidades de cronometrar nos Jogos olímpicos é a maratona de natação.

O sistema Open Water Gate da OMEGA permite informar os tempos intermédios, para além dos de partida e de chegada sendo utilizado pela primeira vez em Londres.

A porta de chegada tem placas de contato com antenas verticais, enquanto que as posições intermédias tem antenas horizontais que recebem o sinal do equipamento que os nadadores levam no seu pulso. Na chegada, existem cameras de alta definição que são utilizadas como backup no caso de chegadas muito próximas e que o sistema no pulso possa não ser suficiente.




Sem comentários: