Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 7 de julho de 2012

Relógios IWC - o ano TOP GUN (reportagem em Schaffhausen)


Correm no seu caudal máximo em muitos anos as águas do Reno naquelas que são as maiores quedas da Europa. Estamos nos arredores de Schaffhausen, no norte da Suíça, junto à fronteira com a Alemanha e, uma vez mais, o pretexto para voltar a esta idílica região é uma visita à manufactura IWC, para retomar contacto com as modernas linhas de produção e reapreciar os modelos que mais estão em foco em 2012 - a linha Aviador.


A IWC tem seis grandes linhas - desde logo a mais perene e de maior sucesso, onde se encontra o modelo Português (clássico desportivo). Depois, há ainda Aquatimer (desportivos, ligados ao mar), Da Vinci (caixa em tonneau, vocacionada para desenvolvimentos tecnológicos), Portofino (clássicos), Ingenieur (com caixa dupla, especialamente resistente a campos magnéticos). Em cada ano, a manufactura escolhe uma dessas linhas. Pois, 2012 é a vez do Ar e dos Aviador (nas versões Top Gun, Pilot, Big Pilot, Spitfire)


Do "pacote" normal neste tipo de visita, e no programa social, é sempre incluído um passeio de barco, até bem junto das cataratas, podendo subir-se ao rochedo que se encontra bem no meio delas. O caudal inusitadamente forte do Reno, fruto de nevões maciços e tardios e subsequente degelo súbito, impediram que, desta vez, assomássemos ao cume do maciço rochoso no meio do leito. Mas houve o tradicional almoço no restaurante em frente às quedas...

Quanto ao trabalho propriamente dito, foi-nos dada mais uma vez oportunidade de passear pelo meio de dois dos centro de produção da IWC. A marca, que integra hoje o Richemont Group, conseguiu nos últimos anos integrar verticalmente grande parte das suas actividades - um trabalho notável do seu CEO, Georges Kern. Para além das caixas, por exemplo, a IWC é capaz hoje de produzir calibres próprios, tornando-se cada vez mais numa verdadeira manufactura.


Num processo cada vez mais automatizado, a perícia humana continua, apesar de tudo, a ser chamada, nas fases cruciais da produção. A IWC tem uma equipa de mestres relojoeiros, altamente qualificados, e mantém uma escola de relojoaria. É um dos mais importantes empregadores de Schaffhausen, sendo desde sempre crucial a sua importância social para a região. (Shaffhausen foi o único território suíço a ser bombardeado na II Guerra Mundial - nos últimos dias do conflito, a força aérea norte-americana atacou, e teve como alvo as instalações da IWC, que na altura fornecia a ambos os lados calibres de relógio que eram utilizados como temporizadores para as bombas lançadas dos aviões. Os americanos disseram que  ataque se tinha dado por engano, mas...)


Outro local obrigatório da visita é o Museu. A IWC, fundada em 1868 pelo relojoeiro norte-americano Florentine Aristo Jones (com a ideia de exportar relógios de bolso para o mercado dos Estados Unidos), mantém um espaço interactivo e multimédia, onde os vários momentos decisivos da manufactura estão documentados (relógios de figuras famosas, como Einstein ou Churchill; bombas aéreas que usavam calibres IWC; a corrida pelo calibre de quartzo, em que a marca esteve na vanguarda; o sucesso do Português, uma encomenda de dois importadores nacionais que queriam relógios de pulso grandes (estava-se em 1938, a solução da IWC foi colocar um calibre de bolso numa nova caixa, nascendo assim o seu modelo mais perene e ainda hoje de maior êxito).



O grupo, composto de jornalistas ibéricos, na sua maioria especialistas que já tinham tomado contacto com mas novidades, em Janeiro, no Salão Internacional de Alta Relojoaria, em Genebra, passou as últimas horas da visita a reapreciar os modelos da linha Aviador. Confessamos a nossa preferência - Os TOP GUN, especialmente o Grande Relógio Aviador TOP GUN Miramar.



Da marca:

A IWC Schaffhausen começa em força o seu ano de Relógios Aviador 2012. Com cinco modelos novos, a colecção TOP GUN estabelece- se como uma formação própria no seio da família dos Relógios Aviador da IWC.

O TOP GUN Miramar apresenta-se como o relógio que voa mais alto no ano – uma homenagem àquele lugar na Califórnia onde nasceu o mito dos pilotos de elite. Dois Relógios Aviador iniciam voos altos com muitos requintes da Haute Horlogerie: o Grande Relógio Aviador Calendário Perpétuo TOP GUN e o Spitfire Calendário Perpétuo Data-Mês.

“Para os Relógios Aviador TOP GUN, apoiámo- -nos na nossa longa tradição como fabricante de relógios de observação exemplares. Nos anos 1940, os Relógios Aviador da fábrica de Schaffhausen serviam a bordo de aviões de navegação como os designados relógios B”, explica Georges Kern, CEO da IWC Schaffhausen. “Apenas os mais precisos medidores do tempo eram outrora suficientemente bons para os observadores – era com a ajuda destes que o piloto e a sua tripulação acertavam os seus relógios de pulso.”

Como na navegação o mais importante era sobretudo permitir uma leitura fácil dos segundos e minutos, muitas vezes no anel exterior só eram representados estes dois elementos, enquanto que as horas eram apresentadas de uma forma relativamente pequena num anel central. Este pormenor na concepção dos relógios de observação inspirou os designers da IWC, no sentido de apresentarem também em separado os círculos das horas e dos minutos nos mostradores do Grande Relógio Aviador TOP GUN Miramar e do Relógio Aviador Cronógrafo TOP GUN Miramar.

“O confronto com as raízes históricas dos nossos Relógios Aviador também nos levou à ideia de criar, pela primeira vez com o Miramar, uma linha de relógios segundo o desenho militar”, acrescenta Christian Knoop, director criativo na IWC. “Para tal, combinam-se com muita fantasia diferentes estilos – de preferência também com elementos de luxo. Por isso, a nova linha Miramar se adapta tão bem à IWC: relógios de primeira classe com uma mecânica excelente num outfit rude, quase rochoso.”

A caixa de cerâmica escura, com um cinzento de brilho metálico, e o antracite opaco do mostrador associam instrumentos de precisão da aviação. Cores específicas da área da camuflagem, como o bege para os ponteiros e a indicação dos minutos, assim como o verde para a bracelete, sublinham a aparência pretendida. A bracelete têxtil copia os cintos de tecido extremamente resistentes.

A acrescentar, dois materiais de alta tecnologia típicos de TOP GUN, que a empresa de Schaffhausen já tinha introduzido no fabrico de relógios nos anos 1980: óxido de zircónio para a caixa, assim como titânio para os elementos de controlo e o fundo do relógio.

Os dois modelos Miramar estão equipados, como aliás toda a colecção TOP GUN, com calibres manufacturados próprios da casa. O Grande Relógio Aviador TOP GUN Miramar está equipado, como o modelo gémeo, com o maior movimento automático da IWC, o qual oferece um tempo de marcha de 168 horas; isto explica também o diâmetro de 48milímetros da caixa.

O Relógio Aviador Cronógrafo TOP GUN Miramar, com o seu calibre 89365, tem a bordo um dos mais modernos e resistentes movimentos de cronógrafo. Dispõe de uma função de flyback, assim como de uma indicação analógica dos minutos e segundos medidos.

Karoline Huber, director de Marketing & Comunicação na IWC, quanto ao posicionamento no mercado de relógios internacional: “Os entusiastas de aviões em todo o mundo ligam o nome Miramar com o local de nascimento das lendas Top Gun na Califórnia. Com a nova linha de desenho TOP GUN Miramar, atraímos os amantes de relógios que se recordam de propósito da longa tradição da IWC em Relógios Aviador, sem renunciarem aos progressos tecnológicos do século XXI e à singularidade da marca IWC.”

A colecção TOP GUN clássica: preto e branco com toques vermelhos A edição TOP GUN é, desde 2007, uma componente indispensável dos Relógios Aviador da IWC. O Grande Relógio Aviador Calendário Perpétuo TOP GUN, equipado de forma faustosa, convence com vários requintes técnicos, entre eles o calendário perpétuo com mostrador anual de quatro dígitos e mostrador das fases da Lua, assim como uma reserva de marcha para sete dias.

O Grande Relógio Aviador TOP GUN une a aparência clara de instrumentos dos anos 1940 à mais moderna tecnologia de relógios. A pequena silhueta de um avião no ponteiro dos segundos cria um toque de um vermelho chamativo sobre o mostrador preto e branco.

O Relógio Aviador Cronógrafo TOP GUN, com função de flyback e protecção contra campos magnéticos, foi igualmente munido de um movimento de manufactura da IWC pelos construtores da marca.




Em 2003, a IWC Schaffhausen lançou uma linha de Relógios Aviador que não só pede emprestado o nome ao Spitfire, como também se compromete com a elegância e a excelente técnica do lendário avião com um propulsor. Agora os designers e os construtores dos relógios Spitfire efectuaram um controlo geral a fundo: com um desenho optimizado e novas características, continuam o seu percurso de sucesso.

Todos os modelos actuais estão equipados com os calibres manufacturados da própria casa. As caixas de ouro e de aço inoxidável são trabalhadas com minúcia à mão; o resultado é um contraste dinâmico entre superfícies brilhantes, acetinadas e estruturadas. A lapidação solar fornece ao mostrador um brilho metálico cor-de-ardósia – um referência óptica ao dador do nome.

O Spitfire Calendário Perpétuo Digital Data-Mês, numa caixa de ouro vermelho, combina um desenho de bom gosto à mais elevada arte de fabrico de relógios. Como primeiro Relógio Aviador da IWC, ele mostra a data e o mês em formato digital com quatro grandes dígitos – que se adequa, do ponto de vista óptico, à aparência dos instrumentos, historicamente plausível com a tradição secular do sistema Pallweber.




O Spitfire Cronógrafo com o calibre manufacturado 89365 está disponível em ouro vermelho e aço inoxidável. A janela da data com os seus números ordenados na vertical deixa reconhecer o recurso dos engenheiros à forma dos altímetros. A bracelete metálica disponível com a referência 387804 está equipada com um mecanismo de afinação recentemente criado. Para alargar a bracelete, basta uma pressão sobre a tecla IWC no fecho de engate e, para apertar, encolhe-se a bracelete para o tamanho desejado. Os fechos de engate e de fivela foram concebidos de uma forma um pouco mais acentuada, para adaptá- -los opticamente aos diâmetros maiores das caixas dos relógios.

Os Relógios Aviador da IWC dos anos 1930 e 1940 motivaram um mito que continua a viver nos Relógios Aviador clássicos. A mais evidente modificação do desenho em relação aos precedentes – com excepção do Grande Relógio Aviador – é a data vertical uniforme de três posições nas “3 horas”, cuja forma ainda realça mais fortemente o desenho do cockpit. O Grande Relógio Aviador surgirá em 2012 com uma óptica comprovada e o calibre manufacturado 51111 da IWC altamente eficiente.

O Relógio Aviador Mark XVII aumentou 2 milímetros para 41 milímetros, em comparação com o seu antecessor Mark XVI. O mostrador do Relógio Aviador Duplo Cronógrafo aparece mais atraente graças aos seus novos elementos vermelhos e proporciona uma maior legibilidade através do diâmetro da caixa aumentado para 46 milímetros. A caixa de aço inoxidável do Relógio Aviador Cronógrafo foi aumentada de forma moderada para os actuais 43 milímetros.






O novo Relógio Aviador Worldtimer permite, graças ao anel de 24 horas, uma leitura confortável de todos os fusos horários de 24 horas, incluindo o tempo universal coordenado (UTC). O anel com as cidades do mundo indica 23 localidades em torno do globo, representando cada uma um fuso horário. O mostrador indica a localidade que pode ser comutada para adiante ou para trás em passos de horas – mesmo para além do limite da data.

“A IWC olha com orgulho e confiança para o ano dos Relógios Aviador 2012, que aguarda seis novidades estimulantes, entre elas dois modelos de calendário perpétuo com a mais exigente relojoaria, a nova linha de desenho Miramar, assim como a colecção Spitfire numa óptica enobrecida”, resume Georges Kern.






Desde meados dos anos 1930 que a manufactura de Schaffhausen fabrica medidores do tempo robustos e fiáveis para pilotos e os seus co-viajantes. Já os primeiros Relógios Aviador da IWC estavam concebidos para proporcionar uma melhor leitura de dia e noite e marcaram a aparência dos instrumentos. O que atribuiu a este género especial de relógios o aspecto que ainda hoje se mantém.

Um exemplo disso foi o Relógio Especial Aviador da IWC do ano 1936, que brilhou com o mostrador preto típico, caracterizado pelos ponteiros luminosos marcantes e os grandes dígitos luminosos. O Relógio Especial Aviador da IWC convenceu, do ponto de vista técnico, com a sua ponte do volante anti-choque e peças de escape antimagnéticas.

O Grande Relógio Aviador 52 T. S. C. de 1940 é, com os seus 55 milímetros de diâmetro, o maior relógio de pulso que alguma vez foi fabricado pela manufactura de Schaffhausen. Como relógio de observação, dispunha, entre outros, de um ponteiro dos segundos em posição central com dispositivo de paragem, para que os pilotos e os navegadores pudessem sincronizar os seus relógios com uma precisão de segundos. Uma bracelete de pele com um comprimento adicional permitia o uso sobre um uniforme de aviador. O nítido desenho do mostrador foi extremamente reduzido – um ícone de estilo e um modelo para todos os Relógios Aviador clássicos.

Dos Relógios Aviador da IWC sobressai, como o mais conhecido, o Mark 11, construído para a Royal Air Force a partir de 1948 com o calibre de corda manual 89. O seu movimento foi revestido com uma caixa interior de ferro macio para proteger a mecânica dos campos magnéticos. O Mark 11 foi utilizado durante mais de trinta anos com sucesso pela Royal Air Force.







Sem comentários: