Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 26 de maio de 2012

Mestre Rodella, a família Soprana e um relógio muito especial

Estação Cronográfica andou nos últimos tempos pela região do Veneto. Cobriu a VicenzaOro, os congressos anuais do World Jewellery Council e do CIBJO - The World Jewellery Confederation e o primeiro World Jewellery Forum. Mas trouxe muito mais coisas que contar.

Em 1794, um genial relojoeiro italiano, hoje bastante ignorado, fabricava um relógio de pêndulo com um conceito interessante de leitura do Tempo - não apenas tinha só o ponteiro das horas (seguindo o exemplo dos primeiros exemplares de torre), como o mostrador era de seis horas, em vez das habituais doze. A sua ideia foi agora reinterpretada em relógio de pulso. É essa história que aqui trazemos.


O relógio de pêndulo de Giambattista Rodella, feito em 1794, que serviu de inspiração ao MeisterSinger nº6



Há um ponto de venda em Vicenza, Itália, cheio de história, ele próprio situado em pleno centro histórico da cidade italiana, nas arcadas da Basilica Palladiana.

Soprana, joalharia, relojoaria e óptica,  foi fundada em 1946 pelos irmãos Adolfo, Roberto e Edoardo, na vizinha Valdagno, localidade da região do Veneto conhecida pela sua equipa de hóquei em patins...

Só doze anos depois Adolfo Soprana se instala em Vicenza, com uma joalharia na Piazza dei Signori. Em 1973, Adolfo adquire a antiga joalharia Marangoni, um vasto espaço nas arcadas da Basílica, onde se tem mantido até hoje.

A família Soprana, ao longo de mais de meio século, tem investido sempre no mecenato e na cultura de Vicenza. A sua loja é, além de relojoaria e ourivesaria, um centro de actividades onde o património e o tempo são estudados. Assim, Soprana patrocinou um estudo sobre as galerias comerciais da Basílica no século XIX, realizou concertos de música clássica, exposições de peças restauradas. Em 2000, por ocasião
do Ano Jubilar, a Soprana patrocinou o restauro da Coroa da Basílica di Monte Berico, uma peça produzida pela casa Marangoni no final do século XIX. Essa acção deu azo à publicação de um livro. No ano seguinte, em 2001, por ocasião do restauro da Torre Bissara, a Soprana patrocina o restauro do relógio, reintroduzindo-se as fases de lua, que há 200 anos tinham deixado de ali figurar. Dessa acção resulta igualmente um livro, com toda a investigação efectuada.

Em 2006, por ocasião do primeiro centenário da presença na Piazza dei Signori, a Soprana promoveu a exposição As Jóias de Vicenza, no museu diocesano local.

No final de Fevereiro deste ano, e por ocasião do 150º aniversário da unificação de Itália, a manufactura alemã MeisterSinger deu ao Presidente italiano, Giorgio Napolitano, um relógio muito especial - o exemplar nº 1 do Soprana N°6, que tem duas características muito próprias - além de usar apenas um ponteiro, o das horas - "assinatura" habitual da MeisterSinger - tem também um mostrador de 6 horas.

Essa forma de leitura do tempo evoca um dos grandes mestres da relojoaria italiana. O Soprana N°6 foi concebido em colaboração com a casa Soprana. O design é mesmo da autoria de Stefano Soprana, da segunda geração, que com Lella, e os filhos Matteo e Giovanni, estão à frente do negócio.

A ideia de Stefano Soprana foi evocar um projecto de Giambattista Rodella, um mestre relojoeiro que já no século XVIII fazia relógios com um só ponteiro e mostrador de seis horas. Este conceito único de leitura do tempo pode ser visto, por exemplo, num relógio de sua autoria que se encontra na fachada do palácio do Quirinal, em Roma (imagem em baixo)




Giambattista Rodella, um autodidacta, equipou, por exemplo, em 1820, com, um novo pêndulo auto-compensado (método inventado anos antes pelo francês Louis Berthoud) o relógio principal do Observatório de Pádua, de que era responsável mecânico.

Giambattista (ou Giovanni Battista) Rodella nasceu em Veneza, em 1749, e morreu em Pádua, a 19 de Fevereiro de 1834. Pelo meio, produziu relógios de precisão e de sala, relógios de bolso com sonnerie, microscópios, telescópios, instrumentos cirúrgicos, máquinas hidráulicas ou o relógio da Torre dei Lamberti, na Piazza delle Erbe, em Verona.


Exemplares de bolso, incluindo Breguet, fazem parte do acervo da Soprana


Stefano Soprana, com outro relógio da colecção particular, e explicando aos jornalistas estrangeiros o conceito de ponteiro único e mostrador de seis horas de Giovanni Battista Rodella



A Torre Bissara, em Vicenza, cujo relógio a Soprana ajudou a restaurar



Em cima, diploma do WOSTEP, em Neuchâtel, a mais prestigiada escola de relojoaria do mundo, em nome de Matteo Soprana, a terceira geração da família na loja de Vicenza. É de 
sua autoria o relógio de fim de curso, de bolso, que também se vê na foto


Aspectos da galeria comercial nas arcadas da Basilica Palladiana (construída por Andrea Palladio)









Sem comentários: