Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Ouro derretido, desastre patrimonial

aqui referimos o fenómeno da venda maciça de ouro por parte dos particulares - a crise e o preço a que chegou o metal serão as duas principais razões. Carlos Tavares, avaliador da Casa da Moeda, tem sobre este tema uma crónica muito interessante no blog que mantém, Valor Real.

Diz Carlos Tavares: "Diariamente são fundidos em fornos industriais grandes quantidades de objectos de ourivesaria, desde simples alianças, malhas simples até objectos de rara beleza e manufacturação delicada e precisa . Em poucos minutos aquilo que demorou muitas horas a criar e fabricar e se manteve nas famílias de geração em geração, é destruído pelo calor.

Objectos de valor histórico e arqueológico, peças de colecção, testemunhos de épocas ricas da ourivesaria portuguesa, trabalhos de importantes artesãos e industriais, moedas, símbolos do nosso passado, muitos testemunhos de histórias de famílias e reinados têm o mesmo infeliz destino."

A ler mais aqui.

Sem comentários: