Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Cartier com novo responsável ibérico, Philippe Guillaumet afastado

Olivier Gay, o novo responsável Cartier para Portugal e Espanha

O responsável máximo da Richemont Iberia, a empresa que controla as marcas de Alta Relojoaria do Richemont Group em Portugal e Espanha, o francês Philippe Guillaumet, foi afastado, soube hoje Estação Cronográfica.

Philippe Guillaumet abandona também o cargo de Director-Geral da Cartier Iberia, uma das marcas do grupo.

Em 2009, a direcção do Richemont Group na Suíça, liderada pelo seu Presidente executivo, Johann Rupert, decidiu suprimir todos os postos de direcção nos diferentes mercados em que a companhia estava presente. Agora, cada uma das marcas depende directamente de um director que reporta à sede.

Philippe Guillaumet, que foi até agora o responsável pela empresa subsidiária de Madrid, e que detém no seu portfolio marcas tão importantes como Cartier, Vacheron Constantin, Piaget, IWC, Montblanc, Baume & Mercier ou Panerai deixa o seu cargo após 11 anos de coordenação dos mercados espanhol e português, onde chegou em Novembro de 1999.

O também francês Olivier Gay passa a ser o responsável pela Cartier em Portugal e Espanha. Não deverá substituir Guillaumet como responsável da Richemont Iberia, cargo que deverá deixar de existir.

Segundo informou o próprio à imprensa económica madrilena, Philippe Guillaumet decidiu permanecer em Espanha, juntamente com a família, e criar "uma empresa de assessoria para sociedades (estratégia comercial, marketing, organização, etc.)".

O Richemont Group é um segundo do mundo em termos de facturação no sector do luxo, depois do LVMH. Encerrou o último exercício com uma quebra de 18 por cento nos seus lucros líquidos.

Segundo o jornal online Negócio Digital, "el año pasado, en las oficinas centrales de la compañía en Madrid, situadas en la calle José Abascal, despidieron a varios trabajadores dadas las negativas cifras que arrojaba el lujo en el país. Además, las idas y venidas de sus directivos han sido constantes en los últimos meses.

También el año pasado la Compagnie Financière Richemont realizó una inyección de capital de 10 millones de euros en Richemont Iberia. La subsidiaria española amplió capital en abril en 2,9 millones de euros, lo que fijó el capital social de la empresa en seis millones de euros".

O português David Geraldes, responsável pela IWC nos mercados português e espanhol foi afastado no final de 2009 e a boutique Cartier em Lisboa encerrou em Junho de 2009, depois de dez anos no Chiado, deixando também de ter agência de comunicação no país.

O novo responsável da Cartier para o mercado ibérico, Olivier Gay, tem 35 anos. Diz o comunicado oficial da companhia que gosta de ski e de arquitectura contemporânea. Leva já 12 anos na Cartier. Fez os estudos no ESSEC de Paris (Escola Superior de Ciências Económicas e Comerciais), entrando na marca, em Paris, para se encarregar do conceito de corners. esteve depois dois anos no Brasil, onde se ocupou de marketing e das boutiques. De regresso a Paris, fica com a responsabilidade dos relatórios financeiros e comerciais, antes de implantar a marca na Rússia, Marrocos e África do Sul, bem como desenvolver as vendas no Médio Oriente.

Sem comentários: