Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 26 de junho de 2010

Pista da semana - O acervo instrumental (relógios) do Observatório Astronómico de Coimbra

É dos acervos mais interessantes em termos de marcadores de tempo em mãos de instituições científicas portuguesas - anéis astronómicos, relógios de sol, pêndulas fabricadas por relojoeiros como Berthaoud ou Dent, cronómetros de marinha....


Relógio de sol equatorial ou equinocial

No Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra é realizada investigação em Astronomia e Astrofísica nas áreas da Física Solar, Física Estelar, Mecânica Celeste e Astrofísica Extragalactica. Alguns detes trabalhos visam a preparação dos programas científicos de missões da Agência Espacial Europeia como COROT e GAIA.

O Observatório Astronómico tem desenvolvido ao longo dos anos uma tradição na disponibilização de dados astronómicos às comunidades científica e civil. Actualmente disponibiliza efemérides astronómicas, imagens solares e um arquivo de espectros de estrelas.

No âmbito da sua vocação o Observatório Astronómico organiza eventos de carácter científico destinados a especialistas como conferências ou palestras e eventos de carácter geral para o grande público como observações astronómicas ou visitas a escolas do ensino básico e/ou secundário.


Relógio de sol equinocial universal


Pêndula de Louis Berthoud


Pêndula de João Jacinto de Magalhães


Cronómetro de marinha Ulysse Nardin


Cronómetro de marinha Dent


Cronómetro de marinha A. Johannsen


Cronógrafo Herrmann


Cronógrafo Abraham


Astrolábio astronómico


Armila ou anel astronómico


Armila ou anel astronómico


Armila ou anel astronómico

O Observatório Astronómico, cuja história pode ser lida aqui, dispõe de um acervo museológico constituido por um vasto número de intrumentos de observação e medição astronómica e terrestre. Conta ainda na sua colecção com mapas e cartas celestes. A maioria do espólio é constituido por peças dos séc. XVIII e XIX. É desse espólio que aqui mostramos algumas peças dedicadas à medição do Tempo.

Para saber mais: História do Tempo em Portugal - Elementos para uma História do Tempo, da Relojoaria e das Mentalidades em Portugal (Diamantouro, 2003)

Sem comentários: