Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 13 de março de 2010

Pista da semana - O Museu de Marinha

Existe um relógio de sol equatorial ou universal no Museu de Marinha, em Lisboa, assinado “marquant le temps vrai et le temps moyen, fait et inventé par André Berthet, horloger à Lisbonnne, 1774” (marcando o tempo verdadeiro e o tempo médio, feito e inventado por André Berthet, relojoeiro em Lisboa, 1774).

Para o Comandante Estácio dos Reis, especialista em instrumentos de marinha, esta peça é “uma das mais belas” existentes no museu.

Dispondo de dois níveis de bolha de ar, cruzados, para que a sua base fique na posição horizontal, e de uma pequena agulha magnética, para o orientar segundo o plano do meridiano do local onde se encontra, o relógio pode ser usado em latitudes entre 30 e 45 graus.

Segundo Estácio dos Reis, a sua particularidade mais importante e rara é fornecer o tempo médio, ou seja, resolve a chamada “equação do tempo” (diferença de entre mais 14 e menos 16,5 minutos ao longo do ano no movimento de rotação da Terra, que tem como Dia Solar Médio sempre as 24 horas).

Esta e outras particularidades da construção deste relógio tornam-no de excepcional qualidade, refere Estácio dos Reis.

Quanto a André Berthet, “não conhecemos mais nada a não ser que foi, também, fabricante de um outro relógio de sol, muito mais simples, que se encontra em colecção particular”, diz o especialista.

Na Biblioteca Nacional há, com o nome de André Berthet, um poema laudatório a D. José, no dia da Inauguração da sua estátua equestre no Terreiro do Paço, em 1775. Como está escrita em francês, é provável que tenha sido o relojoeiro o seu autor.

Berthet andou por Portugal numa altura em que o Marquês de Pombal fundou na zona do Rato/Amoreiras um complexo industrial que incluiu uma Real Fábrica de Relojoaria. Essa fábrica, dirigida por franceses, produziu relógios mecânicos, ampulhetas e relógios de sol.

Quanto ao Museu de Marinha, além deste relógio de sol precioso, tem no seu acervo outros medidores de tempo - desde logo astrolábios, mas também ampulhetas e cronómetros de marinha, que vale a pena apreciar.

Sem comentários: