Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Peça única Patek Philippe vai dia 25 à praça em Lisboa

Para comemorar e assinalar o aniversário dos 25 anos da casa David Rosas, a Patek Philippe aceitou o desafio de criar uma peça única inspirada no tema Portugal. Trata-se do relógio Ref. 1577 “Portugal”, de movimento de quartzo, em esmalte cloisonné, inspirado nos Descobrimentos Portugueses. O relógio será leiloado na próxima quinta-feira, 25 de Fevereiro, às 19h00, no Hotel Ritz, em Lisboa, e toda a receita apurada reverterá a favor da instituição de solidariedade social “Terra dos Sonhos”.

O preço base de licitação é de 60 mil euros e podem ser feitas desde já inscrições, em http://davidrosas.com/patekphilippe25fev/.

O "Portugal" é um relógio de mesa, com cúpula. A David Rosas é o importador exclusivo da Patek Philippe para Portugal.A peça a leiloar está em exposição na loja da David Rosas em Lisboa, Avenida da Liberdade, 69 A.

Os relógios Patek Philippe apresentam o melhor das artes decorativas tradicionais no trabalho da caixa, dos esmaltes, das gravuras e da colocação de pedras preciosas. A qualidade superior deste trabalho tem distinguido os melhores relógios de Genebra há mais de 400 anos. Hoje, apenas uma mão-cheia de especialistas domina estas artes tecnicamente complexas e exigentes, mantendo, assim, viva a tradição Patek Philippe. O seu trabalho está reconhecidamente ao nível dos grandes mestres da escola de Genebra.

Os relógios de mesa com cúpula Patek Philippe são decorados com elementos de esmalte cloisonné. Segundo esta técnica, o esmalte policromático em pó é colocado em superfícies pequenas e delimitadas por fios de ouro ou arame, que formam os contornos do desenho. Podem ser aplicados até 20 metros de fios de ouro de 22 quilates como contorno dos segmentos onde as cores de esmalte serão colocadas. A combinação dos esmaltes permite interessantes efeitos cromáticos. Tal como em todos os trabalhos em esmalte, a peça é vitrificada num forno. É colocado um contra-esmalte dentro dos painéis curvados da caixa, para evitar que o metal se deforme no forno e que o esmalte estale.

Este relógio de mesa com cúpula Ref. 1577 em esmalte cloisonné e letras desenhadas em tinta de esmalte é uma peça única inspirada nos Descobrimentos Portugueses. Os três painéis laterais curvados mostram um mapa antigo do Mundo, ilustrando os territórios portugueses, à data de assinatura do Tratado de Tordesilhas, em 1494. O Equador, os trópicos de Câncer e Capricórnio e o Meridiano de Tordesilhas estão destacados com fio de ouro. A cúpula apresenta um mapa de 1715 do Pólo Norte, onde a área do Pólo, o Paralelo 83 N e o Círculo Árctico estão assinalados a fio de ouro. Os painéis do mostrador revelam a rosa-dos-ventos. A superfície na base do ponteiro exibe uma gravura onde se lê: “Portugal”, Peça Única, 25º Aniversário da David Rosas.

A Terra dos Sonhos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, com utilidade pública desde 2007, e que procura ajudar na realização de sonhos de crianças e jovens diagnosticados com doenças crónicas e/ou em fase avançada da doença. Até agora, a Terra dos Sonhos ajudou a concretizar 108 sonhos – uma média de 1 por semana.

Referência 1577

“Portugal”

Calibre de quartzo
Relógio de mesa com cúpula

Características
Largura do fio de ouro: 12.5 m
Peso do fio de ouro: 25 g
Esmalte: 22 cores de esmalte, sobretudo esmalte japonês, tinta de esmalte para o texto
Número de cozeduras:
Cada elemento sofreu 2 cozeduras para limpeza preliminar e aplicação do esmalte de base, 3 cozeduras para aplicação das cores de esmalte e 2 a 3 cozeduras para o acabamento de tinta de esmalte.
Altura: 218 mm
Diâmetro global: 128 mm

Sem comentários: