Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Alice no País das Maravilhas

O Professor Nuno Crato escreve de novo sobre Alice no País das Maravilhas na sua crónica Passeio Aleatório, no Expresso de 20 de Fevereiro O texto pode ser lido aqui. No final, ele lança um desafio aos leitores: o que é melhor, um relógio que esteja certo apenas uma vez por ano ou um que esteja certo duas vezes por dia?

Um debate muito interessante sobre isso pode ser lido aqui.

Estação Cronográfica preferiria um relógio que estivesse certo apenas uma vez por ano (imaginando que "certo" seria ao segundo, e que a variação em causa seria de mais ou menos um segundo em 365 dias - impossível de atingir para um relógio mecânico, muito difícil de obter num calibre de quartzo normal, possível num de quartzo termo-compensado, facílimo para um relógio atómico).

Quanto ao relógio que estivesse certo apenas duas vezes por dia, como muita gente sabe, estaria parado. Mesmo que estivesse a andar, e com a variação mínima de mais ou menos um segundo, os ciclos de 12 horas seriam demasiado curtos para ele se auto-compensar.

Qual a opinião dos leitores de Estação Cronográfica?

Sem comentários: