Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Swatch revela os números de 2009 - recuo, mas ganhos na quota de mercado

O Swatch Group, o maior do mundo no sector relojoeiro, acaba de anunciar os resultados para 2009 - um ano em que a indústria relojoeira suíça sofreu fortemente com a crise global - e em que, mesmo assim, conseguiu um volume de negócios da ordem dos 5421 milhões de francos suíços, um recuo de 6,3 por cento em relação ao ano recorde de 2008.

Como se prevê que as exportações suíças tenham recuado no ano passado um pouco mais de 20 por cento em valor, isso significa que o Swatch Group aproveitou a crise e ganhou quota de mercado face aos seus concorrentes.

O Swatch Group, que detém marcas que vão desde a Breguet à Swatch, passando por Omega, Tissot ou Longines, foi dos poucos que não realizou despedimentos em 2009, mas os seus fornecedores sofreram e despediram em massa, já que dependem muito do gigante comandado por Nikolas Hayek.

O primeiro semestre de 2009 foi desastroso para o Swatch Group, com menos 15 por cento de vendas. Mas o segundo foi de franca recuperação, sendo mesmo superior em 1 por cento ao período homólogo. Dezembro último foi, aliás, o melhor mês de sempre na história do Swatch Group, disse a Estação Fotográfica uma fonte ligada ao conglomerado industrial, que tem a sua actividade praticamente verticalizada, desde as peças dos movimentos às caixas, da distribuição ao retalho (Portugal é, neste caso, excepção, já que a maior parte das marcas do Swatch Group são importadas pela Tempus Internacional).

Entre o portefólio do grupo, destaque para a Omega, que teve um ano muito bom, especialmente na Ásia (o facto da marca ter sido o timekeeper oficial dos Jogos Olímpicos de Beijing decerto ajudou ao reforço da sua imagem na região).

Sem comentários: