Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Roteiro da Ciência e da Técnica em Lisboa


O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva acaba de comemorar 10 anos e, para assinalar a data, editou um roteiro, convidando a um deambular por Lisboa, à descoberta da Ciência e da Tecnologia.

São 14 propostas, para um olhar diferente sobre a cidade, sugerindo-se percursos a pé, para residentes e forasteiros. Quanto às áreas do Tempo, da Cosmologia à Gnomónica, sabe onde fica o Meridiano Zero da capital, que durante muitos anos marcou a Hora Oficial do país? Ou que a Esfera Armilar, representação ptolomaica do mundo, presente por toda a cidade, está muitas vezes mal construída, com a Banda do Zodíaco inclinada de menos? Ou que o relógio da Hora Legal, ao Cais do Sodré, está a cumprir finalmente a sua missão, dando a hora exacta ao público? E onde se podem encontrar exemplares de Relógios de Sol na capital?

Estas perguntas, bem como outras sobre os Jacarandás, o Estuário do Tejo, a Baixa Pombalina, os Eléctricos, os Chafarizes, o Grande Aterro, o Lioz, ou os Elevadores poderão ser respondidas, sempre com base científica, neste Roteiro do Pavilhão do Conhecimento. Até a Luz de Lisboa, essa realidade tão subjectiva de que todos falam, está aqui explicada cientificamente.
O Pavilhão do Conhecimento pretende editar mais Roteiros (em versões portuguesa e inglesa), dedicados agora aos Locais do Conhecimento, aos Sabores da Cidade, às Pedras e Colinas. Sempre vendo Lisboa de forma diferente do habitual, com os olhos da Técnica e da Ciência.

Sem comentários: