Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Em primeira mão - Urwerk apresenta Tempo Linear

O tempo é geralmente - quase sempre - representado por uma figuração circular: um mostrador com dois ou três ponteiros, andando à volta de um ou mais eixos, percorrendo um círculo perpétuo.

No entanto, esta representação de Tempo vai contra a noção mais elementar que podemos ter desta realidade imaterial - aquilo que desenhamos numa folha de papel, como uma linha que vem do Passado, passa pelo Presente e se projecta no Futuro.

Para um relojoeiro, é no entanto muito mais fácil criar um movimento circular do que um linear e que, chegando a determinado ponto, tem que retornar a zeros. Aliás, isso é tecnicamente tão difícil que, até agora, ninguém tinha conseguido apresentar um relógio de pulso de série com a indicação linear e retrógrada do Tempo.

Pois a criatividade e engenho do artista e designer Martin Frei e do mestre relojoeiro Felix Baumgartner, as duas personagens por detrás da Urwerk, acabam de apresentar o modelo UR-CC1, nome de código "King Cobra". Ele inspira-se no protótipo que o relojoeiro genebrino Louis Cottier (1894-1966) patentou há exactamente 50 anos, com o nome de código Cobra e que, depois de ter sido feito um protótipo para a Patek Philippe, nunca chegou a ser produzido em série.

O UR-CC1 tem uma came tripla vertical, que opera uma roda dentada, visível numa janela num lado da caixa. Essa came faz rodas o cilindro dos minutos. De zero a 60 minitos, o cilindro roda 300 graus. Ao chegar à marca dos 60 minutos, o cilindro volta instantaneamente (um décimo de segundo) para trás, até à posição inicial, graças a uma mola linear.

O movimento retrógrado do cilindro dos minutos obriga o cilindro das horas a avançar (saltar) uma hora completa.

A came tripla faz uma rotação completa em cada três horas, para que cada uma das suas três faces demore 60 minutos, e 180 pontos de referência foram calculados em cada uma das três cames, para assegurar a precisão e o isocronismo na rotação do cilindro dos minutos.

O UR-CC1 está disponível em caixa (42,6 x 53 x 18 mm) de ouro branco com titânio (limitado a 25 peças), ou ouro negro com titânio (limitado a 25 peças). Vem equipado com um calibre automático, regulado por turbina de ar (invenção patenteada pela Urwerk). Apresenta Horas e Minutos Lineares, sendo as primeiras Saltantes e os segundos Retrógrados.


O modelo Cobra patentado em 1959 por Louis Cottier e de que chegou a ser feito um protótipo, hoje no Museu Patek Philippe, em Genebra.

Sem comentários: