Est. June 12th 2009 / Desde 12 de Junho de 2009

A daily stopover, where Time is written. A blog of Todo o Tempo do Mundo © / All a World on Time © universe. Apeadeiro onde o Tempo se escreve, diariamente. Um blog do universo Todo o Tempo do Mundo © All a World on Time ©)

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Audemars Piguet deixa Alinghi

Publicidade Audemars Piguet e box do Alinghi em Valência, em 2007.

A agência financeira helvética Agefi acaba de anunciar que a manufactura relojoeira Audemars Piguet deixou de patrocinar o Alinghi, barco suíço que deverá aceitar o desafio dos norte-americanos da Oracle para a próxima Taça América em Vela.

Para além da Audemars Piguet, também a Nespresso, propriedade da Nestlé, deixa de apoiar o projecto Alinghi, numa altura em que um novo catamaran do sindicato helvético, o Alinghi 5, estava já a fazer testes no lago Léman.

Anteriormente, a União de Bancos Suíços já tinha "abandonado o barco", tornando-se assim muito difícil a situação do Alinghi, um projecto que era até agora um orgulho nacional, num país sem costa.

A Audemars Piguet, um dos grandes nomes da Alta Relojoaria independente, tinha começado a apoiar o Alinghi em 2002. Um ano mais tarde, o sindicato suíço conseguiu vencer o team da Nova Zelândia e, assim, trazer pela primeira vez para a Europa a America's Cup. Em 2007, em Valência, o Alinghi voltou a ser vencedor.

Com essas vitórias, a Audemars Piguet conseguiu ganhos substanciais a nível de marketing, fazendo sucessivas edições especiais Alinghi, especialmente do seu modelo Royal Oak.

A 33ª edição da America's Cup deverá ocorrer em Fevereiro próximo. A crise, mas sobretudo as indefinições quanto às condições da prova - com litígios legais sucessivos entre o Alinghi e o Oracle BMW, terão provocado o afastamento de patrocinadores.

Ainda há cerca de um mês, numa passagem por Lisboa, Stefano Macaluso, Vice-Presidente da Girard-Perregaux, apoiante até agora da equipa Oracle BMW nos dizia que a GP ainda não tinha decidido se continuaria o patrocínio, tal a confusão existente (nem sequer se sabe ainda onde decorrerá a próxima America's Cup, a prova desportiva mais antiga do mundo, com o mistério a ser desvendado apenas a 8 de Agosto).

Sem comentários: